Panetone com uísque? Combinação com destilados funciona e transforma a ceia
Chegou a época do ano em que uma certa música sobre o Natal começa a tocar por aí e os supermercados ficam abarrotados de panetones. Também não deve demorar muito para que os adeptos do "team chocotone" apareçam para reclamar das uvas passas e frutas cristalizadas na mais tradicional sobremesa natalina (sem falar de pratos que levam esses ingredientes, como o arroz ou o salpicão de frango).
Seja qual for sua versão preferida, saiba que o "Pão do Toni" (essa seria a origem do nome da receita, segundo uma lenda italiana) vai muito bem com alguns destilados e rende uma harmonização divertida, na qual os sabores das bebidas e do doce se completam.
Antes de sair abrindo as garrafas de seu bar, fica o aviso: cachaça branca, gim e vodca não ornam muito com panetones. "São bebidas em que a percepção do álcool é mais forte", afirma Mauricio Maia, especialista em cachaça, que orienta buscar destilados envelhecidos em barris de madeira para fazer a combinação.
Qual escolher?
A madeira ajuda a diminuir a sensação de álcool e traz sabores mais doces, como baunilha e caramelo ", explica Maia.
"E a massa do panetone tem uma nota bem marcante de baunilha, são sabores semelhantes, Por isso a harmonização com esses destilados funciona", acrescenta Maurício Porto, autor do blog "O Cão Engarrafado" e sócio do Caledônia Whisky & Co, em São Paulo, bar dedicado ao uísque.
Mas a combinação pode ficar ainda melhor dependendo das madeiras usadas para envelhecer essas bebidas, comentam os especialistas. A seguir, eles ensinam o que levar em conta de acordo com sua bebida preferida.
Cachaça
"Sem inventar muita moda, apostaria em pingas envelhecidas em barris de amburana", orienta Mauricio Maia.
Além da baunilha, essas bebidas trazem notas de canela, um sabor de Natal, e encaram tranquilamente um panetone tradicional ou um chocotone", diz o especialista.
Para quem busca uma experiência diferente, Maia sugere procurar caninhas maturadas com pau-brasil. "Além dos toques frutados, essas cachaças têm um leve amargor, que podem fazer um contraponto legal no caso de produtos muito doces", indica.
Uísque
Uísque combina totalmente com panetone", afirma Mauricio Porto, do Caledônia.
"São dois produtos com sabores muito parecidos", garante. Se possível, Porto recomenda rótulos que descansaram em barris de carvalho europeu usados para produzir vinho Jerez. "Eles trazem notas de canela, cravo, uvas passas e laranja cristalizada, praticamente um panetone", brinca.
Para os chocotones, o especialista indica a harmonização com bourbon, o uísque norte-americano, que é mais intenso. Por ser feito com pelo menos 51% de milho, o bourbon é mais doce que outros uísques, o que ajuda no casamento com o chocolate.
Rum
Para o especialista em rum e charutos César Adames, o destilado cubano, quase sempre maturado em barril de carvalho, harmoniza com o doce de Natal tanto quanto as bebidas já mencionadas.
Basta lembrar que passas ao rum é uma combinação clássica", diz.
Para ele, a maior dificuldade é encontrar bons rótulos envelhecidos no Brasil. "Há pouca variedade de marcas, algumas bem caras", avalia. Ele ainda alerta sobre as bebidas "ouro": "Elas não passam por maturação, a cor vem da adição de caramelo."
Como servir
Agora que você já sabe combinar sua bebida preferida com panetones (ou chocotones), vale a pena prestar atenção em como fazer a mágica acontecer na mesa.
Fuja dos copinhos de shot, que não permitem sentir os aromas. Prefira taças não muito grandes ou copos de uísque", aconselha Maia.
Outro fator a se considerar é o calor. "Nessa época, as temperaturas estão mais altas, então sugiro resfriar as cachaças na geladeira", diz o especialista no destilado brasileiro. E, no caso de uísques e runs, uma pedra de gelo no copo já é suficiente.
Não precisa de muita regra. Afinal, Natal é festa, o mais importante é se divertir", afirma Porto.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.