Ceia de Natal: como fazer um banquete aproveitando tudo dos alimentos
O preço dos alimentos lá em cima e as incertezas econômicas provocadas pela pandemia estão fazendo muitos manterem o olho na carteira. Uma forma de poupar grana e, de quebra, contribuir para o planeta, é o reaproveitamento total dos alimentos.
Pensando nisso, a Associação Prato Cheio desenvolveu, em parceria com a chef Camila Yazbek, receitas para aproveitar a ceia de Natal deixando de lado o exagero e o desperdício. Confira o passo a passo de cada pedida ao fim da matéria.
Fundada em 2001 por um grupo de jovens universitários, a ONG tem ações que contribuem para o combate à fome e à desnutrição. Os vídeos dos preparos da ceia de pegada consciente estão nas redes sociais do projeto:
"Algumas pessoas torcem o nariz ou acham que é uma comida menos nobre (...). Mais do que o uso consciente de recursos e diminuir o desperdício, estamos também gerando ganho para a toda a cadeia, uma vez que os produtores consegue transformar em produto algo que ia para o lixo", explica a cozinheira.
Entrada
Para utilizar a cenoura por inteiro, as ramas viram o pesto que cobrem a terrine do legume temperada com cúrcuma e limão.
Prato principal
A beterraba dá sabor para a marinada da costelinha suína e seus talos levam graça para a farofa feita com farinha de mandioca.
Sobremesa
Com leite, ovos, açúcar e manteiga, o pão velho ganha nova textura: a de um pudim. Especiarias, como cabela e noz-moscadas, podem ser usadas a gosto.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.