De "rede social culinária" a delivery, Alex Atala parte para novos negócios
Uma plataforma de conteúdos on demand voltada à gastronomia e uma nova marca com foco no delivery: Alex Atala, dos restaurantes D.O.M. e Dalva e Dito, além do Instituto ATÁ, não perdeu o fôlego para novos negócios mesmo em período de pandemia.
Inaugurado durante a Black Friday, o ChefBees tem a curadoria de três sócios-embaixadores: além de Atala, Guga Rocha (conhecido pelo programa "Hoje em Dia", da TV Record) e Kátia Barbosa (do famoso Aconchego Carioca, no Rio, e da atração global "Mestre do Sabor").
A plataforma promete apresentar a interatividade cómo DNA da programação recheada de palestras, workshops, cursos ao vivo e conteúdos de entretenimento voltados a apaixonados pela culinária em geral. Por sua vez, os chefs apresentarão e compartilharão seu largo expertise através de sabores e receitas, com o público participando de enquetes, sugerindo temas, preparos e ingredientes, além da chance de trocar impressões com o trio via chat ou Zoom.
"Estamos empolgados com o conceito do ChefBees", admite Filipe Callil, CEO do ClapMe, grupo paulistano de comunicação e tecnologia que tem na planilha de clientes gigantes como Nestlé, Panasonic, Itaú e Ford. "O nome vem do conceito de colmeia, de somar, reunir, participar. Então, vamos partilhar conteúdos com chefs famosos ou não, cozinheiros profissionais ou amadores, sem esquecer de subsegmentos da gastronomia como empreendedorismo, sustentabilidade e produtores rurais".
Para Kátia Barbosa - Katita, como é conhecida, que acaba de inaugurar no Rio nova casa batizada com seu apelido (e exclusivamente dedicada a comidas pré-prontas to go), "o grande barato é trazer experiências nossas, de amigos e de outros chefs convidados para compartilhar com o público, e vice-versa", diz.
Tão ou mais importante que as receitas em si são as dicas de ouro, os pulos-do-gato dos preparos, que iremos dividir e também aprender com as pessoas".
"As plataformas virtuais podem abrir espaços para o inesperado, não só para ensinarmos, mas também para aprendermos", avalia Alex Atala, para quem a experiência no ChefBees servirá igualmente para aproximar do grande público do Instituto ATÁ, voltado, entre outros temas urgentes, à revisão da relação homem-alimento.
"Muita gente pede para conhecer os trabalhos de campo, o que não é fácil. Mas a possibilidade de levar experiências virtuais a essas pessoas agora existe. Então, através do ChefBees, vamos conseguir viajar não só para projetos do instituto, mas para outros pontos do Brasil, conhecer pessoas, lugares, comidas, ingredientes, receitas. Existe todo um universo a ser explorado", acredita.
Novo delivery
Além do Dalva e Dito e do Mercadinho Dalva e Dito, uma outra marca assinada pelo chef Alex Atala surgiu no delivery. Pensou no D.O.M.? Não, não. A casa de comida autoral que exalta produtos nacionais permaneceu fechada durante a quarentena e no momento funciona com reserva.
A novidade da vez foi pensada exclusivamente para o serviço de entregas e atende pelo nome Nóix. Com operação instalada na cozinha do Dalva e Dito, o restaurante virtual tem equipe própria e pedidas que não se resumem a uma única nacionalidade.
Entre os beliscos e pratos aparecem uma guacamole, um lamen e um sanduba de frango empanado. Os preços atrativos começam em R$ 8,00, valor cobrado pelo chicharrones (torresmos) servido com caramelo de pimenta.
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