Pantone define duas cores do ano de 2021. Saiba como elas são escolhidas
A espera acabou! Nesta quarta-feira (9), a Pantone divulgou sua cor do ano para 2021 e surpreendeu. Na verdade, duas cores foram eleitas: o cinza PANTONE 17-5104 Ultimate Gray e o amarelo PANTONE 13-0647 Illuminating.
Independentes, as duas cores se destacam como diferentes elementos e se unem para apoiar uma a outra. Segundo a Pantone, sua combinação expressa uma mensagem de força, resiliência e esperança.
Se todo ano o anúncio já causa curiosidade, a tonalidade para 2021 era ainda mais esperada, já que 2020 foi um ano completamente atípico por causa da pandemia da covid-19.
"Nenhuma cor conseguiu entender o significado do momento", disse Laurie Pressman, vice-presidente do Pantone Color Institute em entrevista ao New York Times. "Todos nós percebemos que não podemos fazer isso sozinhos. Todos nós temos um entendimento mais profundo de como precisamos uns dos outros e de apoio emocional e esperança".
Leatrice Eiseman, diretora executiva do Pantone Color Institute definiu a dupla:
Prática e sólida como uma rocha mas, ao mesmo tempo, reconfortante e otimista, esta é uma combinação de cores que nos dá resiliência e esperança. Nós precisamos nos sentir encorajados e elevados; isso é essencial para o espírito humano".
O amarelo não é novidade, já que essa é a segunda vez que a cor aparece entre as eleitas da empresa junto com a tonalidade Mimosa, de 2009. Mas esta foi a primeira vez que uma nuance de cinza foi eleita.
O processo de seleção
Fundada no início dos anos 60 em Nova Jersey, nos Estados Unidos, a Pantone é a principal referência de sistemas codificados de organização de cores para diversas indústrias. Escolhida há mais de 20 anos, sua cor do ano influencia as decisões de desenvolvimento e compra de produtos em vários setores, como moda, beleza, decoração e design industrial, além de embalagens de produtos e design gráfico.
O processo de observação e pesquisa dos especialistas da Pantone é minucioso e busca as novas influências de cores ao redor do mundo todo, olhando para diversos campos. Seja na indústria do entretenimento e filmes em produção, coleções de arte e novos artistas, moda, todas as áreas de design, destinos desejados de viagem, bem como novos estilos de vida e condições socioeconômicas diversas.
Essas influências também podem resultar de novas tecnologias, materiais, texturas e efeitos que afetam a cor, plataformas relevantes de mídia social e até eventos esportivos futuros que capturam a atenção mundial.
Além da pesquisa
Durante um talk da BRIFW, Brazilian Immersive Fashion Week, que aconteceu em novembro, Nick Bazarian, gerente de produto sênior para negócios digitais da Pantone, disse que além da pesquisa de tendência de cores, é preciso habilidade e análise para compreender o mercado:
"É um mix de sentir o mercado com a habilidade de analisar dados e o que está acontecendo no mundo. Nós temos líderes na nossa empresa que estão envolvidos com o que está acontecendo ao longo do ano e também trabalhamos com alguns parceiros externos que são grandes nomes na tendência de cores. Em algum ponto, todas essas análises se juntam".
Apesar de não estar envolvido no processo de seleção, Nick explicou como o resultado final é atingido: "Não é que necessariamente escolhemos uma cor. Mas começamos a chegar nela e então, essa cor é eventualmente, digamos, decidida. A partir desse ponto, se torna como queremos contar a história dessa cor".
Mais que apenas uma tendência, a cor do ano da Pantone é também uma reflexão sobre as mudanças e as necessidades do momento atual:
A cor do ano é muito uma declaração de como o mundo está se sentindo", completa Nick.
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