Não sabe como cuidar de samambaia? Conheça a versão mais amigável da planta
A sambambaia já é uma das queridinhas para quem decora a casa com plantas. No entanto, a versão clássica, a samambaia americana não é a única: é hora de conhecer a "versão" amazônica, conhecida também pelo nome científico Polypodium aureum.
Uma das principais diferenças dessa espécie, em comparação a mais clássica, é o formato das folhas, que são maiores e têm um menor espaçamento entre si. Suas folhas arqueadas e pendentes podem atingir até 1 metro de comprimento, dependendo dos cuidados.
Com origem na Austrália e praticamente toda a América, a planta tem cuidados fáceis, sendo o maior deles a sua disposição em lugares em que não vente e pegue luz diretamente.
"Os cuidados são simples e podem funcionar até melhor para quem ainda não sabe como cuidar de uma samambaia, que pode acabar sendo meio chatinha para manter volumosa, cheia de vida e com as folhas verdinhas", diz o paisagista Sérgio Melo.
Para maiores detalhes sobre a sua manutenção, Nossa conversou com o profissional para solucionar eventuais dúvidas:
Adotando uma samambaia amazonas: luz, água e cultivo
Luz
Esqueça os lugares em frente à janela, em sua maioria. Isso porque a luz direta vai acabar prejudicando a sua planta e fazer com que as suas folhas se queimem rapidamente.
"Ela é um pouco parecida com nós, humanos", brinca o paisagista. "A luz do período das 10 horas até as 16h não é recomendada para a exposição".
O melhor esconderijo para ela é o ambiente com meia-luz. Ou seja, a mesma parede da sua janela pode ser uma opção.
Outro ponto importante para afastá-las dessa direção é o vento. A corrente de ar muito forte acaba prejudicando seu crescimento, que costuma acontecer em lugares mais quentes e úmidos.
Regar
Diferentemente da jiboia, que pode acabar gostando de um tempo com a terra seca, a samambaia amazonas precisa estar com o solo sempre úmido.
"Ela gosta que o seu solo seja mantido sempre úmido", conta Sérgio. "O adequado é regar 3 vezes na semana, quando os dias forem mais quentes, e 2 vezes quando estiver mais frio".
O recomendado ainda é manter um pratinho embaixo do vaso. Isso porque, dessa forma, a planta consegue sugar a quantidade de água necessária para a sua própria manutenção.
Essa tática não substitui o cuidado com a planta do seu dono, mas pode ajudar em dias mais ocupados".
Cultivo
Um dos principais pontos na hora de cultivar sua samambaia amazonas é estar atento com as suas raízes. Ela precisa ser transferida de vaso sempre que sua extensão tiver ocupado todo o espaço. E a melhor parte disso é que, dessa forma, é possível criar novas mudas para a planta — quem sabe até para presentear alguém.
Já a poda não precisa ser adicionada ao seu calendário de cuidados, somente retirar as folhas que estiverem secas, já que elas acabam absorvendo a energia que poderia ir para as folhas saudáveis.
"Para que ela fique bem volumosa e verde, uma dica é usar fibra de coco", conta Sergio. "Basta misturar no solo de plantio. É uma boa maneira de reduzir o risco de desidratação e conservar mais água no solo".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.