Farofa de Natal: chefs ensinam três receitas para surpreender na ceia
Uma das datas comemorativas mais esperadas do ano está chegando e em todo bom Natal não pode faltar boa comida. Além dos presentes, a festa de fim de ano é marcada por receitas gostosas, preparadas sempre por aqueles familiares que são os "cozinheiros de mão-cheia". E, entre as principais, não pode faltar a "farofa de Natal".
Os segredos de cada prato são repassados de geração em geração. A mesa natalina conta um pouco da história de cada família e a farofa é uma das receitas que mais sofre esse tipo de influência. Prato de origem indígena e a cara do Brasil, ela vem sendo adaptada e preparada de acordo com as preferências de cada região e de cada lar brasileiro.
Nossa conversou com as chefs Júlia Pimenta e Irina Cordeiro, além do professor Maurício Lopes, para conhecer os segredos de suas farofas de fim de ano que fazem sucesso por onde passam.
Além disso, ensinamos como fazer cada uma dessas receitas. Veja a seguir:
Farofa de Natal: confira três receitas
Farofa de ovos, por Maurício Lopes
Professor do curso de Gastronomia da Universidade Anhembi Morumbi, o chef de cozinha Maurício Lopes tem na manga uma receita simples e versátil de farofa para o fim de ano. "Aprendi há mais de 20 anos com a Bettina Orrico, que na época era responsável pela 'Claudia Cozinha'. Foi uma das farofas que mais surpreendeu e, todos os anos, ela vai recebendo alguma coisa nova que está no momento", conta.
Eu acho que essa farofa combina com o Natal pela cor e pela delicadeza dos ingredientes que eu coloco nela"
"Geralmente, eu utilizo passas e amêndoas, mas pode colocar nozes, damasco ou outros ingredientes do momento", completa. O professor indica itens como figo em calda, damasco e castanhas. Essa receita vai muito bem com peru e outras carnes de porco. Anote:
Ingredientes (serve quatro pessoas):
250 g de farinha de mandioca
10 gemas cozidas
1 cebola média bem picada
200 g de manteiga
100 g de passas e amêndoas
Sal
Modo de preparo:
Frite a farinha de mandioca crua em 100 g de manteiga junto com a cebola. Passe as gemas cozidas na peneira para fazer uma farinha de gema. Incorpore as gemas na farinha e acerte o tempero. Adicione o restante da manteiga aos poucos, observando o ponto da farofa para que ela não fique encharcada ou engordurada. Finalize acrescentando as passas, as amêndoas ou outros ingredientes do momento.
Farofa de maracujá, por Irina Cordeiro
A chef de cozinha Irina Codeiro foi uma das participantes do Masterchef Profissionais e comanda em Nossa o Tá bom demais!, no qual apresenta receitas regionais, como a galinhada, a tapioca rendada e o chapéu de couro, conhecido como a panqueca do sertão.
A brasilidade da sua cozinha se destaca nesta série culinária e também na receita de farofa que ela compartilhou, que leva uma das frutas que é a cara do país - o Brasil é o maior produtor de maracujá do mundo.
Eu amo utilizar fruta na comida e já fiz essa farofa com caju e laranja também"
"Em casa, eu faço potes e guardo farofa para comer depois", conta Irina. "Essa é uma farofa mais cítrica, que vai muito bem com carnes brancas, como aves e peixes, além de frutos do mar". Bastante versátil, a receita ainda pode ser adaptada por cozinheiros veganos, substituindo a manteiga por óleo de coco ou óleo vegetal. "Só não utilize óleo de soja", completa a chef. Anote:
Ingredientes (serve oito pessoas):
500 g de farinha de mandioca
4 colheres de manteiga
8 colheres de polpa de maracujá
1 fio de azeite
1 cebola roxa média picada
6 dentes de alho picado
1 pimenta dedo-de-moça picada
Sal
Modo de preparo:
Coloque a manteiga na frigideira junto com a polpa do maracujá e deixe reduzir bem até virar uma manteiga de fruta. Esta base será utilizada para fazer o crumble. Pode deixar as sementes, pois elas ficarão crocantes depois de torradas. Quando estiver no ponto de manteiga, coloque um fio de azeite para ajudar a não queimar. Acrescente a cebola roxa na panela junto com o alho e a pimenta dedo-de-moça. Refogue.
Acerte o sal e deixe a cebola suar até ficar cor-de-rosa. Acrescente a farinha de mandioca. Se você gosta de uma farofa mais úmida, coloque menos farofa. Se você gosta de uma farofa mais seca, acrescente mais farofa. A dica da chef Irina Cordeiro é não utilizar a farinha 100% fina, pois a farinha com pedaços maiores ajuda a farofa a ficar mais crocante. Deixe torrar bem.
Para manter a farofa crocante, coloque ela em um tabuleiro aberto e deixe descansar. Quando estiver fria, guarde em um pote fechado.
Farofa doce de castanhas, por Júlia Pimenta
Chef de cozinha responsável pelo restaurante Sweet Pimenta, Júlia Pimenta compartilhou uma receita tradicional no Natal em sua casa e também no seu estabelecimento. Conta ela que a receita de farofa surgiu porque a família adora misturar doce com salgado e tem uma paixão enorme por castanhas portuguesas.
"A minha avó e a minha bisavó cozinhavam muito bem e faziam aquelas mesas enormes de comida, principalmente no Natal. A gente sempre fez farofa doce e salgada para a ceia e resolvemos colocar castanha portuguesa dentro da farofa doce. Acabou virando uma tradição na família e no restaurante. Faz 35 anos que a gente tem essa farofa no cardápio que faz muito sucesso", contou Júlia. Anote a receita:
Ingredientes (serve até oito pessoas):
400 g de farinha de mandioca flocada
200 g de farinha de milho
2 cebolas grandes picadinhas
80 g de bacon picadinho
1 colher (sopa) de alho picadinho
100 g de manteiga com sal
50 ml de azeite extra virgem
100 g de castanha portuguesa cozida
50 g de uva passa branca
50 g de cramberry passa
100 g de castanha de caju torrada 100 g de nozes picadas
1 colher (sopa) de açúcar
Salsinha picada
Pimenta-do-reino
Sal
Modo de preparo
Em uma panela, refogue a cebola e o alho com o azeite e a manteiga por três minutos em fogo baixo. Coloque o açúcar e refogue por mais dois minutos. Acrescente o bacon e deixe dourar. Depois, adicione as frutas e as castanhas. Em seguida, coloque as farinhas e deixe dourar um pouco. Ao final, tempere com sal, pimenta-do-reino e salsinha.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.