Topo

Sobremesa de Natal: experimente seis receitas diferentes para adoçar a ceia

Reinaldo Canato/UOL
Imagem: Reinaldo Canato/UOL

Felipe Oliveira

Colaboração para Nossa

21/12/2020 04h00

Um dos momentos mais esperados da ceia de Natal é a sobremesa. Seja pelas piadinhas relacionadas ao pavê ou pela variedade dos pratos, a sobremesa é fundamental para a festa em família, mesmo quando já está todo mundo bastante satisfeito — afinal, sempre tem um espacinho para ela.

Todo final de ano é a mesma história: quais serão as sobremesas e quem faz o quê? Se você ainda está com essa dúvida, quer surpreender a família, trazer um toque brasileiro aos pratos, e, ao mesmo tempo, fazer receitas relativamente simples, está no lugar certo.

Nossa conversou com os chefs César Almada, professor da área de gastronomia do SENAC-SP, e Fausto Grupi Rocha, professor e coordenador pedagógico no Instituto Gourmet de Santo André, para trazer algumas receitas de sobremesa que vão alegrar seu Natal. Confira:

SOBREMESA DE NATAL: PROVE DIFERENTES RECEITAS

Salada de frutas com calda de capim santo
por César Almada

salada - Divulgação - Divulgação
Salada de frutas com calda de capim santo
Imagem: Divulgação

Rendimento: de 8 a 10 porções
Tempo de preparo: 45 minutos
Nível de dificuldade: fácil

Professor da área de gastronomia do Senac-SP, o chef César Almada chegou a atuar no restaurante do Sofitel Copacabana antes de começar a trajetória como professor. Para ele, a salada de frutas com calda de capim santo combina com o Natal justamente por trazer o frescor que o verão brasileiro pede.

"Em nosso Natal, a gente está em um período muito quente e essa receita é extremamente refrescante. Além disso, ela traz uma erva que é muito comum no Brasil e tem um sabor que traz características de nossa regionalidade. Ela traz identidade brasileira para o Natal", afirmou.

Segundo o chef, ele experimentou uma receita parecida uma vez e resolveu adaptar para seu gosto pessoal. "Indico para o Natal porque é uma sobremesa que, mesmo que a gente não coma tudo na ceia, podemos guardar na geladeira e aproveitar no dia seguinte. Ela é leve, refrescante e saudável, além de ser uma sobremesa de baixa caloria.

Ingredientes da salada de frutas:

300 g de abacaxi em cubos
300 g de laranja em gomos
300 g de banana nanica madura em cubos
300 g de manga Thompsom em cubos
300 g de maçã em cubos
50 g de mamão formosa maduro em cubos
40 g de lascas de coco fresco

Ingredientes da calda:

15 g de capim santo fresco
100 g de açúcar
500 ml de água

Para acompanhar (opcional):

1,5 L de sorvete de creme

Modo de preparo:

1. Higienize as frutas: deixe de molho por 15 minutos em solução clorada (1 colher de sopa de cloro em 1 litro de água); enxágue com água potável. Corte as frutas;

2. Em uma panela, leve a água, o açúcar e as folhas de capim santo para ferver por 10 minutos, coe espremendo bem, e leve para gelar.

3. Misture as frutas com a calda fria, deixe gelar por duas horas e sirva gelado;

DICA DO CHEF:

É importante que o capim santo seja fresco. Além disso, é fundamental que se faça a calda pelo menos uma hora antes de começar a cortar as frutas para que ela já esteja fria na hora de misturar os ingredientes. Assim, não se corre o risco de as frutas estragarem com o calor."

Pudim de doce de leite com farofa de laranja e castanha
por César Almada

pudim - Divulgação - Divulgação
Pudim natalino do chef César Almada
Imagem: Divulgação

Rendimento: de 8 a 10 porções
Tempo de preparo: 1h de preparo + 6h de descanso
Nível de dificuldade: fácil

Essa receita mistura um clássico das sobremesas, o pudim, com o frescor brasileiro. César Almada afirma que essa releitura tem a cara do Natal brasileiro porque valoriza ingredientes muito consumidos no país, como o doce de leite, a laranja e a castanha.

Essa receita vai compor nossa ceia de Natal, mantendo uma tradição, mas com uma roupagem nova"

Ingredientes da calda:

350 g de açúcar
40 ml de água

Ingredientes do pudim:

395 g de doce de leite (pode usar a lata de leite condensado cozida)
4 ovos
500 ml de leite

Ingredientes da farofa:

80 g de casca de laranja cristalizada
200 g de castanha do Brasil

Modo de preparo

1. Em uma panela de fundo grosso, coloque o açúcar no fundo e despeje a água em cima do açúcar no centro da panela. Não misture e leve a panela ao fogo médio. Conforme o açúcar for derretendo, faça movimentos circulares com a panela para que todo o açúcar derreta, e chegue até a coloração de guaraná (mexa a panela, não use a colher);

2. Derrame a calda sobre a forma do pudim e espalhe bem;

3. No liquidificador, bata os ovos, o leite e o doce de leite em velocidade alta por 5 minutos. Deixe descansar mais 5 minutos;

4. Derrame a massa do pudim lentamente na forma caramelizada, cubra com papel alumínio e leve para assar, em banho-maria, a 180° C por 45 minutos, ou até coagular.

5. Deixe esfriar e leve para gelar;

6. Aproveite o forno quente (mas desligado) do pudim para tostar as castanhas por 5 minutos;

7. Coloque as cascas de laranja cristalizadas e as castanhas em um processador e pulse algumas vezes, até virar uma farofinha;

8. Desenforme o pudim só depois de frio e sirva com a farofa.

DICA DO CHEF

Quando for fazer a calda de açúcar, escolher uma panela de fundo grosso e evitar misturar com colher. É bom fazer movimentos circulares com a panela, e trabalhar com fogo baixo para que a calda caramelize devagar"

Cheesecake fria de goiabada
por César Almada

cheesecake - Divulgação - Divulgação
Cheesecake do chef César Almada
Imagem: Divulgação

Rendimento: de 8 a 10 porções
Tempo de preparo: 45 minutos + 3h de descanso
Nível de dificuldade: fácil

Se você é daqueles que gosta não só de fazer uma comida saborosa, mas também bonita e que serve de decoração, essa é uma das melhores pedidas para o Natal. Além disso, ela traz uma das combinações mais bem aceitas pelos brasileiros, o famoso Romeu e Julieta.

"Essa receita combina com o Natal porque traz o tom vermelho na sua apresentação, para quem faz questão de ter as cores do Natal no cardápio. Além disso, valoriza uma combinação super fácil de achar pelo país, a junção do queijo com goiabada".

Ingredientes da base:

170 g de biscoito de maisena
120 g de manteiga sem sal

Ingredientes do creme de queijo

200 g de cream cheese
200 g de creme de leite UHT (se usar em lata, gelar por 12h e retirar o soro)
395 g de leite condensado
Raspas de limão à gosto.
12 g de gelatina em pó incolor sem sabor
50 g de água

Ingredientes da cobertura

120 g de goiabada cascão
200 ml de água

Modo de preparo

1. Processe o biscoito de maisena (no liquidificador ou mixer) até que fique bem fina, peneire; misture a manteiga gelada até que a mistura fique homogênea;

2. Forre o fundo de uma forma de fundo falso (20 cm a 25 cm de diâmetro) com a mistura de biscoito e manteiga e aperte bem. Reserve;

3. Em um bowl, misture o cream cheese com o creme de leite até ficar homogêneo. Em seguida, adicione o leite condensado e as raspas de limão à mistura;

4. Hidrate a gelatina com a água e derreta em banho-maria ou no micro-ondas (siga as instruções do pacote), e misture-a no creme;

5. Despeje o creme sobre a massa, e leve para gelar por 3 horas;

6. Corte a goiabada cascão em cubos coloque em uma panela com a água, leve ao fogo baixo, mexendo de vez em quando, até que derreta completamente (se precisar, acrescente um pouco mais de água, deve ficar na textura de geleia), deixe esfriar;

7. Quando o creme de queijo gelatinizar, despeje a calda de goiabada, deixe mais 30 minutos na geladeira, desenforme.

DICA DO CHEF

Quando triturar a bolacha de maisena, é importante passar pela peneira para que a gente tenha a granulometria da farofa de bolacha, gerando um corte e uma finalização mais bonita. Além disso, na hora de hidratar e derreter a gelatina, é preciso cuidado para derreter aos poucos, para que não queime. Por fim, no preparo da cobertura, dependendo da marca das goiabadas, elas podem pedir um pouco mais ou um pouco menos de água. Se acontecer da calda ficar muito líquida, basta abaixar o fogo e cozinhar mexendo de vez em quando até que ela engrosse e chegue na textura de geleia"

Pavê de castanha do Pará com chocolate 70%
por Fausto Grupi

pave - Divulgação - Divulgação
Pavê de castanha do Pará com chocolate 70%, por Fausto Grupi
Imagem: Divulgação

Rendimento: 10 porções
Tempo de preparo: 40 minutos + 6h de geladeira
Nível de dificuldade: fácil

Por um acaso você se lembra de alguma festa de Natal sem pavê de sobremesa? Pois é, o queridinho das cerimônias não poderia faltar nessa lista. Mas, dessa vez, trazemos uma releitura que combina bem com o Natal brasileiro.

Pavê não tem como faltar. Além da clássica sobremesa e da clássica piada, o Brasil produz um ótimo cacau e uma ótima castanha. Por que não unir os dois?"

Fausto Grupi diz que a releitura "tem nome, Rosana, minha esposa". Segundo ele, o clássico pavê vem sofrendo diversas modificações e cada um costuma dar sua própria cara para a receita. "Quando vemos, já tem a nossa identidade. No nosso caso, o amargor de 70% de chocolate sou eu e a castanha que minha esposa ama muito. Surgiu daí esse dueto", afirma.

Ingredientes:

Creme de chocolate

395 g leite condensado integral
310 ml de leite integral
80 g chocolate nobre 70% cacau
10 g amido de milho
300 g creme de leite
50 g de chocolate nobre 70% para cobertura picado ou em lasca

Preparo:

1- Adicione a metade do leite integral, o leite condensado, o chocolate picado, o amido de milho em uma panela e misture em fogo baixo bem vagarosamente até obter cremosidade;

2- Desligue o fogo e adicione o creme de leite e reserve em temperatura ambiente.

Creme de castanha do Pará:

395 g leite condensado integral
310 ml de leite integral
150 g de castanha do Pará
10 g amido de milho
300 g creme de leite
50 g de castanha do Pará
100 g de nata.
180 g biscoito champagne

Preparo:

1- Adicione a metade do leite integral, o leite condensado, as castanhas, o amido de milho em uma panela e misture em fogo baixo bem vagarosamente até obter cremosidade.

2- Desligue o fogo e adicione o creme de leite e a nata, e reserve em temperatura ambiente.

Montagem:

1- Umedecer 180g de biscoitos champagne no leite que estava reservado

2- Monte uma base em um recipiente, de preferência retangular com cerca de 26 cm e altura mínima de 10 cm;

3- Monte uma camada do pavê de castanha, uma camada de biscoito e uma camada de pavê de chocolate.

4- Gelar por 6 horas antes de servir.

DICA DO CHEF

Depois de pronto, decore com lascas de chocolate e castanhas por cima"

Rabanada com creme de canela e hortelã
por Fausto Grupi

rabanada - Divulgação - Divulgação
Rabanada com creme de canela e hortelã, por Fausto Grupi
Imagem: Divulgação

Rendimento: 10 a 12 porções
Tempo de preparo: 15 minutos
Nível de dificuldade: fácil

Mais um clássico do Natal, mas com um toque especial. Levando em conta o calor de nosso país, o chef Fausto traz a canela para realçar o sabor da rabanada.

"Acredito que não há quem não goste de pão, açúcar e canela fritinhos, né? Eu gosto muito dessa combinação, e criei o creme de canela porque, como nosso Natal é quente, esse creme gelado realça o sabor da rabanada tradicional", afirma.

Ingredientes:

Rabanada

1 pão filão ou 4 pães franceses
500 ml de leite
300 g de açúcar refinado
5 ml de extrato de baunilha ou 1/4 de fava de baunilha
3 ovos
400 ml óleo de soja ou de sua preferência para fritura
100 g de açúcar refinado para polvilhar
5 g de canela em pau para polvilhar

Preparo:

1. Corte o pão em fatias de, no mínimo, 3 cm de espessura;

2- Em uma tigela, misture o leite, o açúcar e a baunilha. Em outro recipiente, quebre os três ovos e bata com garfo;

3- Passe as fatias no leite da primeira mistura e escorra bem. Na sequência, passe nos ovos batidos;

4- Aqueça o óleo e frite as fatias até dourar - lembre-se fogo médio (180° C)

Creme de canela

200 g de creme de leite fresco
50 g de açúcar refinado
5 ml de extrato de baunilha
5 g de canela em pó

Preparo:

1. Gelar o creme de leite fresco por 4 horas. Após esse período, coloque-o na batedeira com a canela, açúcar refinado e baunilha. Deixe no freezer por 2 horas antes de servir.

Montagem:

Sirva o creme de canela sobre a rabanada.

DICA DO CHEF

Bata o creme de leite vagarosamente até um pouco antes do ponto de chantilly (queremos que ele escorra por cima da rabanada). Para isso, utilize a velocidade média por mais ou menos 4 minutos"

Pavlova
por Fausto Grupi

pavlova - Divulgação - Divulgação
Pavlova, por Fausto Grupi
Imagem: Divulgação

Rendimento: 10 porções
Tempo de preparo: 2h30 + 1 hora de descanso
Nível de dificuldade: médio

Se você é daqueles que gosta de sobremesas que exigem um pouco mais de processos e quer dar uma cara diferente para sua ceia, a Pavlova é um bom caminho. O nome dessa sobremesa é uma homenagem à bailarina russa Anna Pavlova.

Mas por que essa sobremesa pode ser uma opção para o Natal? Segundo o chef Fausto, ela tem como o diferencial a possibilidade de aproveitar as frutas de época para a decoração, além de trazer o suspiro, tão apreciado pelos brasileiros.

Ingredientes:

Suspiro

6 claras
300 g de açúcar refinado
6 gotas de suco de limão.
5 ml de extrato de baunilha

Preparo:

1. Bata as claras em neve, assim que começar a ganhar textura espumosa, adicione o suco de limão. Ainda batendo, adicione o açúcar refinado até ele ficar firme, que chamamos de pico duro. Em seguida, adicione a baunilha e mexa lentamente para incorporar;

2. Com manga e bico de confeiteiro faça em cesta, ou montagem semelhante a uma torta (fique à vontade pra usar a criatividade).

3- Leve ao forno 180º C por mais ou menos 2 horas ou até que tenha formado uma casquinha.

Calda de frutas vermelhas

200 g de frutas vermelhas
50 ml de água

Preparo:

Em uma panela em fogo baixo, adicione 200g de frutas vermelhas e 50 ml de água, mexendo por mais ou menos 15 minutos, até a calda ganhar forma. Retire do fogo e reserve;

Crème Patissière

Ingredientes:

4 Gemas tamanho médio
40 g de farinha de trigo
80 g de açúcar refinado
500 ml de leite integral
5 ml de extrato de baunilha

Preparo:

1. Bata as gemas com o açúcar até obter uma mistura cremosa, então misture a farinha.

2. Abra a fava de baunilha no sentido do comprimento e raspe a parte interna da fava. Jogue as sementes da fava que você raspou dentro da panela com o leite e leve para ferver. Incorpore o leite aos poucos à mistura de gemas e açúcar, mexendo sem parar.

3 Leve ao fogo baixo, mexendo até engrossar. Retire da panela, deixe esfriar

Montagem da pavlova

1. Em um aro de 20 cm, despeje o creme de confeiteiro com uma base de suspiro quebrado embaixo. Desenforme quando tiver sólido

2. Decore com frutas e finalize com a calda

DICA DO CHEF

Você pode combinar com frutas da época, disponível ao gosto da família. Utilize qualquer uma que combine com o creme de confeiteiro"