Topo

Por temor da covid, Argentina veta a entrada de turistas brasileiros

Carol Smiljan/NurPhoto via Getty Images
Imagem: Carol Smiljan/NurPhoto via Getty Images

Luciana Taddeo

Colaboração para Nossa, de Buenos Aires

23/12/2020 16h59

O governo argentino anunciou, nesta quarta (23), a suspensão da entrada de turistas estrangeiros de países limítrofes, entre eles o Brasil, a partir da meia-noite de sexta (25). O Ministério do Turismo local afirma que o decreto sobre a suspensão sai nesta quinta (24).

A medida foi tomada em meio ao temor pelo aumento de casos da covid-19 na região. Há dias especula-se sobre um fechamento da fronteira com o Brasil devido ao novo aumento de casos no país.

No final de outubro, a Argentina tinha iniciado uma "prova piloto" que permitia a entrada de turistas de países vizinhos — incluindo Brasil — pelo Aeroporto Internacional de Ezeiza e, no caso de uruguaios, pelo barco que conecta os países pelo Rio da Prata.

A partir do dia 25 de dezembro, também haverá novos requisitos para a entrada de argentinos e estrangeiros residentes no país.

Todos deverão apresentar resultado negativo de PCR para a entrada e também realizar uma quarentena obrigatória de 7 dias após a chegada. A regra vale até o dia 8 de janeiro.

A Argentina, que já tinha suspendido voos de e para o Reino Unido, pelo surgimento da variante do novo coronavírus, também anunciou nesta quarta que suspenderá voos com a Itália, Dinamarca, Paises Baixos e Austrália, devido à situação epidemiológica destes países.