Topo

Frutas exóticas surpreendem paladar e rendem receitas variadas. Experimente

Zapote ou Mamey é uma das frutas exóticas que rendem receitas deliciosas - Getty Images/iStockphoto
Zapote ou Mamey é uma das frutas exóticas que rendem receitas deliciosas
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Samantha Cerquetani

Colaboração para Nossa

28/12/2020 04h00

Para quem gosta de variar nas receitas e experimentar sabores diferentes, conhecer as frutas exóticas pode ser uma ótima opção. Há uma grande variedade de frutas disponíveis no Brasil, principalmente nos grandes centros urbanos.

Na maioria das vezes, elas apresentam uma aparência excêntrica com formatos, cores e texturas distintas que agregam muito sabor nas preparações culinárias.

Algumas não são daqui, mas se adaptaram bem ao solo e paladar dos brasileiros; já outras são nativas e mais conhecidas nas regiões que são cultivadas.

Outra ressalva importante é em relação ao preço das frutas exóticas —- que pode ser bem mais caro do que as frutas convencionais, encontradas em supermercados.

A seguir, destacamos algumas frutas exóticas que vale a pena conhecer e sugestões de receitas para você se deliciar com o sabor!

Pitaia

Pitaia - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Pitaia
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Conhecida também como "fruta-dragão", é originária da América Central, mas também é cultivada no Brasil. Destaca-se pela polpa (branca ou rosa) que costuma ser salpicada de sementes, gelatinosa e doce e também por ter uma casca vermelha escamosa.

Esse visual bastante exótico contribui para que ela seja selecionada para decoração de alguns pratos. Além disso, é ingrediente de receitas doces e salgadas por seu sabor doce e refrescante. É usada em molhos para saladas, geleias, sucos, cheesecakes, coquetéis, sorbets, ceviches e até guacamole.

Physalis

Physalis - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Physalis
Imagem: Getty Images/iStockphoto

A fruta de cor amarelo vivo é bem pequena e fica dentro de um casulo de folha fina e em formato de cálice. É uma fruta nativa da Amazônia e pode ser conhecida por diferentes nomes como camapum, mulaca, joá e golden berry. É muito usada na decoração de receitas finas pela sua aparência delicada, mas também é ingrediente de molhos, geleias, saladas de frutas, entre outras preparações.

Cupuaçu

Cupuaçu - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Cupuaçu
Imagem: Getty Images/iStockphoto

A fruta amazônica vem ganhando cada vez mais o gosto dos brasileiros e já se encontra em diferentes partes do mundo. Ela é grande, com formato arredondado, casca dura, lisa e de cor marrom, algumas frutas podem pesar mais de um quilo. As sementes ficam envolvidas em uma polpa branca comestível com sabor que varia do doce ao azedo.

É bastante versátil e pode ser utilizada em pratos doces e salgados. Entre as receitas que levam o cupuaçu estão: sorvetes, bolos, tortas, geleias, mousses, bombons, molhos e biscoitos. Uma preparação bastante famosa é o "cupulate", um doce semelhante ao chocolate branco preparado com as sementes secas do fruto.

Jenipapo

Jenipapo - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Jenipapo
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Mais conhecida no Norte e Nordeste do país, a fruta é nativa das Américas do Sul e Central. Possui uma polpa mais ácida de sabor adocicada e tem uma cor marrom-claro. Além de ser consumida in natura, pode ser ingrediente de receitas de bolos, compotas, doces e até licores.

Romã

Romã - Getty Images - Getty Images
Romã
Imagem: Getty Images

Provavelmente, você conhece a fama das sementes de romã por trazerem prosperidade nas simpatias de final de ano. A fruta é originária do Oriente Médio e Mediterrâneo e tem um sabor suave.

Sorvetes, bolos, coquetéis, geleias, pudins podem ser preparados com romã, além de combinar bem com chocolate. Nos pratos salgados, a fruta pode ser servida em molhos e caldas de carnes vermelhas e frango.

Goji berry

Goji berry - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Goji berry
Imagem: Getty Images/iStockphoto

De origem chinesa, essa fruta costuma ser encontrada em casas de produtos naturais na versão desidratada no Brasil. Pode ser usada no preparo de vitaminas, sucos, chás e em diversas receitas culinárias.

Lichia

Lichia - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Lichia
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Essa fruta de origem chinesa é facilmente encontrada nos estados do Paraná, São Paulo e Minas Gerais. É bastante suculenta e combina tanto com pratos salgados quanto doces. Sua polpa é branca e possui casca vermelha e rugosa. O sabor é doce e levemente ácido.

Nos salgados, marca presença em receitas com frango, ceviche e saladas. Também é popular em bebidas, como sucos, coquetéis, acompanhando vinhos e espumantes, e até harmonizando com queijos.

Mirtilo

Mirtilo - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Mirtilo
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Conhecida também como blueberry, a fruta de cor azulada possui um sabor azedinho é bastante comum na América do Norte e Europa. É usada em receitas doces e salgadas que exigem um toque de sofisticação e se destaca pela sua textura e coloração diferenciada. Também é ingrediente de bebidas alcoólicas.

Fruta-pão

Fruta-pão - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Fruta-pão
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Parente da jaca, essa fruta pode chegar a pesar 3 quilos e é verde por fora e amarela por dentro. Sua consistência e sabor são parecidos com o pão fresco, por isso, recebeu esse nome.

É originária da Ásia e é atualmente é bastante consumida no Nordeste. Faz parte de pratos salgados como o camarão com molho de fruta-pão, vatapás e bobó de camarão. Sua farinha pode ser usada em receitas de bolos, pudins, massas, sopas, além de ser cozida ou frita.

Tamarindo

Tamarindo - Getty Images - Getty Images
Tamarindo
Imagem: Getty Images

De aparência bastante exótica, a fruta lembra uma vagem grande e possui coloração amarronzada. Tem uma polpa carnuda e com sabor doce e ácido. É de origem africana e se adaptou bem ao clima do Brasil, sendo cultivada nas regiões Norte e Nordeste do país. É usada em receitas de bolos, sucos, geleias e mousses e também preparações agridoces com carnes.

Mamey

Mamey - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Mamey
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Com formato oval, a fruta é originária da América Central, bastante consumida no México e ainda pouco conhecida por aqui. Possui uma polpa que pode variar de tons de rosa ao vermelho. O sabor é bastante peculiar e doce (uma mistura de mamão com abacate) e a textura cremosa. Por isso, é ingrediente de sorvetes, geleias, smoothies e até marmelada.