Costela-de-adão: adaptável e de fácil manutenção, planta conquista as casas
Procurando uma planta para decorar a sua casa no começo desse ano? Além de samambaiais, jiboias e peperômias, a Monstera deliciosa, conhecida popularmente como costela-de-adão é a aposta para quem deseja uma nova companheira para dentro de casa com fácil manutenção e adaptação.
Propícia para climas tropicais e com um visual preenche bem os espaços da sua urban jungle, essa espécie tem folhas verdes escuras entrecortadas num desenho que lembra o de uma costela em formato arredondado.
O paisagista Victor Palomares conta para Nossa que sua estética de proporções avantajadas é um dos seus pontos fortes. No entanto, para os pais de pets, vale destacar que ela é venenosa.
"Para quem ainda está começando a decorar a casa com plantas, ela ajuda deixando o ambiente escolhido visualmente mais completo", aconselha. "Já para as pessoas que já têm outras, ela é fácil de cuidar e não vai demandar muita energia extra."
Dessa forma, na decoração, ela assume papel de protagonista: "Colocá-las em vasos nos cantos dos cômodos é uma opção. Deixá-las em um canto mais alto não é muito interessante porque ela cresce muito para cima", complementa.
Um vaso largo e bonito no chão será o companheiro ideal para a sua costela-de-adão".
Mas atenção para o futuro, pois ela vai crescer: "Por ter um crescimento constante e acelerado, é importante dimensionar certinho o ambiente".
Adotando uma costela-de-adão: água, luz e solo
Água
Para os pais de primeira viagem, a rega da costela-de-adão deve ser feita, pelo menos, duas vezes na semana. O ideal é que o solo não fique encharcado e a água disponibilizada seja absorvida por completo.
"Uma dica é, rotineiramente, colocar o dedo na terra. Se ele ainda sair sujo, é sinal de que ela ainda está com a quantidade necessária", aconselha o profissional. "Água demais acaba danificando suas folhagens".
E um sinal de que isso está acontecendo são as folhas amareladas. Caso isso aconteça, a dica é revisitar os cuidados e podá-la.
"Quando uma folha está ficando nessa tonalidade, é importante ver tanto a rega quanto a iluminação", completa. "O aconselhado é tirar essas folhas para que elas não suguem a energia que poderia nutrir as demais".
Luz
A costela-de-adão é uma planta de meia-sombra, ou seja, gosta da luminosidade, mas nada direto — o que, nas palavras de Victor, ressaltam sua disponibilização em um canto do cômodo.
"O mais correto é deixá-la em pontos contra as janelas da sua casa", comenta. "Isso porque, além de não tomar a luz do sol direto nas folhas, a planta ainda assim tem algum contato com ela".
Se receber esse boost de luz, além da folhagem começar a ficar amarelada, buracos também podem começar a aparecer na espécie
"Manchas pretas podem surgir em consequência disso também", cita. "Sua reputação de facilmente adaptável, na verdade, parte disso, já que dificilmente apartamentos recebem luz o dia todo".
Solo e limpeza
O ideal para que ela se mantenha saudável ao longo da vida é a utilização de adubo líquido, uma vez ao mês de preferência. O uso de cascas de ovos, como feito por muitos, não é recomendado por deixar a terra ácida.
"Uma dica é fazer a compostagem se ela não estiver apresentando crescimento como o esperado", diz Victor.
Por fim, uma dica valiosa é a limpeza da sua costela-de-adão. Use uma esponja úmida, apenas com água, para evitar que acumule poeira e fique suja.
"A sujeira faz com que a folhagem fique seca e acabe se deteriorando ao longo do tempo", conclui.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.