60 mil abelhas ajudam artista a recriar busto da rainha egípcia Nefertiti
O artista Tomás Libertíny contou com a ajuda de 60 mil abelhas para recriar, em cera, o clássico Busto de Nefertiti, que retrata a rainha egípcia e esposa do grande faraó Aquenáton.
Intitulada "Eternidade", a escultura é baseada no modelo 3D do retrato original da rainha egípcia, que serve como guia para a linha de produção dos insetos. O busto faz parte de série "Made by Bees" ("Feito por Abelhas", em tradução livre).
As peças estão em exibição como parte da mostra "Melancholia", na Galeria de Rademakers de Amsterdã, na Holanda, até o dia 30 de janeiro de 2021.
"É o testemunho da força e atemporalidade da 'mãe natureza', bem como de seu antigo caráter de uma poderosa mulher reinando contra as probabilidades em sua época", diz Tomás ao detalhar a sua obra.
Levou dois anos para que a obra fosse concluída. Antes da exposição atual, ele foi exibido no Kunsthal Rotterdam, em 2019, como uma instalação ao vivo e interativa, em que os visitantes tiveram a oportunidade de observar o processo de construção das abelhas em tempo real.
A série "Made by Bees", além do busto em questão, traz também outras obras de arte criadas junto com as abelhas. Outra delas foi nomeada como "Brutus", de Michelangelo, retratando o assassino do imperador Júlio César.
Como funciona a técnica?
Para que as abelhas criem a obra de arte, Tomás Libertíny conta que a estratégia é similar ao cultivo de um bonsai — aquelas pequenas árvores em um vaso pequeno e raso.
Os insetos, sob supervisão de apicultores, seguem um enfileiramento produzido pelo artista por meio do material em 3D. Ou seja, a estrutura fixa guia os animais como uma referência para depositar a cera de abelha, que possui grande resistência.
Ele destaca ainda que, embora toda a forma seja previamente planejada, o resultado é sempre uma surpresa. É impossível prever a forma com que a cera será produzida, em termos de relevo e quantidade.
"Não é algo que você pode prever completamente como faria com as técnicas artesanais tradicionais", explica. "Tenho que olhar a peça acabada por alguns dias para apreciá-la plenamente".
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