Cozinhas pequenas: quatro dicas para reformar com funcionalidade e charme
Não se pode dizer que 2020 foi o ano da gastronomia. Mas se de um lado restaurantes sofriam para se manter de pé, do outro pessoas que nunca encostaram a barriga no fogão tentaram se virar na cozinha.
Com o trabalho à distância, esse cômodo da casa ficou mais em evidência. E o espaço reduzido que atendia muito bem às necessidades urbanas, antes da pandemia, passou a ser um desafio no dia a dia.
Integração
É uma dica crucial para otimizar espaços. Colocar paredes abaixo fornece ao ambiente mais fluidez e aconchego para morar e confraternizar.
"Neste apartamento de 82 m² optamos por integrar o segundo quarto ao living, que também foi unificado com a cozinha e a sala de jantar, ampliando a área social", comenta Carolina Danylczuk, da UNIC Arquitetura.
Marcenaria planejada
Elementos criados especialmente para o projeto permitem que o morador e o profissional pensem juntos em como dar novas funções para um mesmo objeto.
Nesta cozinha integrada e planejada, o móvel que de um lado serve como apoio para o micro-ondas e pequenos utensílios é também painel para a TV.
Aconchego com personalidade
Lugares funcionais e planejados não precisam ser pasteurizados, sem vida.
"Nós gostamos de apostar em elementos de destaque para garantir a personalidade de cada projeto", afirma Lisa Zimmerlin, do mesmo escritório. O painel ripado da foto é o "tchan" dessa cozinha e garante a sensação de aconchego. A obra de arte leva um ponto de cor ao espaço.
Harmonia de cores
Estabelecer uma paleta de cores promove uma ideia de continuidade para o ambiente. Para um charme a mais, vale investir em texturas que sigam a tonalidade escolhida. É o caso desse tijolinho branco que reveste a parede da cozinha que integra a lavanderia.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.