Pão de hambúrguer: aprenda a fazer a receita do zero e dê um "up" no lanche
Preparar a sua própria mistura de carnes e moldar os hambúrgueres no peso que quiser é um baita avanço numa hamburgada. Se isso é fichinha para você, aqui vai um novo desafio: preparar o pão do zero.
A receita desenvolvida pelo cozinheiro Fernando Gualtieri promete uma massa fofinha com o exterior dourado e cheio de gergelim - se não gostar, é só pular essa instrução.
"É um princípio de brioche. Não coloco muito açúcar. Apenas o suficiente para ajudar o fermento", diz Fernando.
O primeiro passo indicado por ele é testar o fermento e ativá-lo numa mistura de água e leite em pó. A ideia é verificar se formam-se bolhas a partir dessa união para ter certeza que o fermento não "morreu".
A massa começa com os ingredientes secos. Os líquidos são incorporados de pouquinho em pouquinho na batedeira equipada com um gancho. Também é possível fazer com as mãos. Mas prepare o muque: a sova leva cerca de 8 minutos.
Após passar por dois momentos de descanso e crescimento, o pão deve ser dividido em bolinhas de 120 gramas - ou no tamanho que você desejar.
As pinceladas de ovo batido com água passadas por cima de cada unidade pode parecer frescura, mas não é: elas que garantem o douradinho que deixa a apresentação mais apetitosa.
Veja o passo a passo completo clicando na imagem abaixo:
O prato da turma
Fernando se mudou para a Austrália em 2011 para dar uma rebobinada na vida. Apesar de ser formado em jornalismo e em teatro, foi com a cozinha que conseguiu se estabelecer em Melbourne, a mais de 15.000 quilômetros de distância do Brasil.
Ele ficou cinco anos trabalhando num restaurante italiano e, com a pandemia, decidiu estudar algo que sempre teve vontade, mas faltava tempo: a panificação. "Não gosto de nada industrializado".
O investimento o fez trocar de emprego: foi da cozinha típica do Mediterrâneo para uma padaria artesanal: "trabalhar com pão está sendo quase férias".
O tempo em casa também o ajudou a colocar gás nos vídeos do seu canal do YouTube. As receitas são escolhidas de acordo com o que os amigos e a família sentem falta. É uma forma de estarem mais perto.
Um dos rolês que fazia em São Paulo e virou uma saudosa tradição é a hamburgada. "Gosto muito de hambúrguer. Meu primeiro sonho de moleque era ter uma hamburgueria na praia". Antes de trocar de país, ele costumava ser o chapeiro da turma aos fins de semana.
Acostumei meus amigos mal. Agora, quando vou para o Brasil, a galera já espera a noite do hambúrguer. Virou o nosso prato".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.