Topo

Rio Jacaré Pepira vai virar patrimônio histórico e cultural em Brotas

Da nascente até o Rio Tietê, o Jacaré Pepira tem 174 quilômetros de extensão e é formado por nascentes, córregos e mais de 50 cachoeiras, mais de 20 delas localizadas em Brotas - Ken Chu/Expressão Studio
Da nascente até o Rio Tietê, o Jacaré Pepira tem 174 quilômetros de extensão e é formado por nascentes, córregos e mais de 50 cachoeiras, mais de 20 delas localizadas em Brotas
Imagem: Ken Chu/Expressão Studio

De Nossa

09/02/2021 14h14

O rio Jacaré Pepira vai se tornar patrimônio histórico e cultural na cidade de Brotas, no estado de São Paulo, onde é um dos protagonistas do turismo. A proposta é um reconhecimento em meio a sua história, que por pouco teve seu curso modificado para um cenário muito diferente do atual, responsável pela movimentação do setor de serviços e da economia local.

Na década de 1990, quando houve a intenção de instalar um curtume na cidade, a sociedade se mobilizou em peso para proteger este recurso.

Entres os rios mais limpos do estado, o Jacaré Pepira é também parte da memória afetiva da comunidade. Muito antes de iniciada a atividade turística na estância, ainda na década de 1960, começava a prática da descida nas corredeiras por boias. Logo a ideia virou febre e hoje, o boia cross é um dos principais atrativos, que em 2020 foi feito por 3 mil pessoas, número reduzido — em 2019, foram mais de 4,3 mil passeios — devido a suspensão da atividade por conta da pandemia.

Da nascente até o Rio Tietê, o Jacaré Pepira tem 174 quilômetros de extensão. É formado por nascentes, córregos e mais de 50 cachoeiras, mais de 20 delas localizadas em Brotas. É também provedor de um cinturão de mata que serve de habitat para uma variedade de espécies da fauna brasileira.

Atividades

Rio Jacaré Pepira, em Brotas, atrai milhares de turistas para as atividades radicais - Divulgação - Divulgação
Rio Jacaré Pepira, em Brotas, atrai milhares de turistas para as atividades radicais
Imagem: Divulgação

Também está na proposta da Secretaria de Turismo de Brotas e do Poder Legislativo incluir na lista de patrimônio cultural e histórico da cidade o boia cross e o rafting. Estas atividades no turismo de aventura do município em 2020 totalizaram cerca de 50 mil vouchers emitidos pelo setor.