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Tapete no pescoço e passado de galã teen: por trás da moda de Fiuk no BBB

Fiuk - Reprodução/TV Globo
Fiuk
Imagem: Reprodução/TV Globo

Gustavo Frank

De Nossa

12/02/2021 04h00

Fiuk chegou na casa do Big Brother Brasil 21 com o objetivo de representar os millennials no reality. Na edição anterior, quem ocupou esse espaço foi Manu Gavassi, que popularizou as mangas bufantes, liquidou estoque de loja de camisas e fez da sua plataforma praticamente uma nova participante do programa.

Assim que o cantor e ator foi anunciado como um dos participantes, os vídeos em seu perfil oficial no Instagram começaram a surgir. Nas publicações, ele aparece com o visual com que grande parcela de nós o conhecemos: calça skinny e a famosa camiseta de gola V, decotada a ponto de mostrar quase uma parte da barriga.

Entre os anos de 2009 e 2010, quando estrelou a série "Malhação", Fiuk se tornou uma referência de estilo para os jovens. A atitude roqueira, as calças coloridas — também usadas por ele durante a sua aparição no BBB, o chapéu de aba curta e os lenços amarrados no pescoço eram as suas marcas.

A moda, na época, pegou. Nesse mesmo período, os adolescentes, além de Fiuk, tinham como referência na hora de se vestir bandas como o Restart, Cine, entre algumas outras. Todas elas se assemelhavam em um mesmo ponto: cores nas roupas e o cabelo marcado pela prancha que cobria a testa e parte das bochechas.

Banda Cine - Divulgação - Divulgação
Banda Cine
Imagem: Divulgação
Fiuk, na época de "Malhação" - Reprodução - Reprodução
Fiuk, na época de "Malhação"
Imagem: Reprodução

Bastava entrar no Orkut e encontrar milhares de selfies de usuárias tiradas de cima para baixo que apresentavam a mesma estética.

Hoje, a aparência de Fiuk virou até meme nas redes sociais. O "tapete" no pescoço, que na verdade é um cachecol com estampas étnicas, é comentado diariamente no Twitter.

E virou assunto até entre os tuites de Neymar.

O lenço usado por ele no cabelo às vezes, não muito diferentemente, também é alvo de comentários. Assim como o estilo Willy Wonka, personagem do filme "A Fantástica Fábrica de Chocolates", com quem foi comparado.

O que tudo isso infere na participação do não-filho da Glória Pires no reality?

Possivelmente, um movimento para marcar a sua participação no BBB por meio de suas roupas e, ainda além, despertar o lado saudosista desses adolescentes, agora mais adultos, do estilo que marcou essa fase de suas vidas.

Moda como estratégia de jogo

Estratégia usada pelo cantor e ator é semelhante a de Manu Gavassi, participante da 20ª edição do Big Brother Brasil - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Estratégia usada pelo cantor e ator é semelhante a de Manu Gavassi, participante da 20ª edição do Big Brother Brasil
Imagem: Reprodução/Instagram

Em entrevista para Nossa, a consultora de imagem e moda Ana Vaz explica como a construção de uma imagem, por meio do vestuário, é feita pelas personalidades.

"As roupas ajudam a criar características individuais importantes e que precisam ser comunicadas visualmente para o público. Ao longo do tempo, essas peças constroem uma narrativa sobre aquele indivíduo. É por isso que alguns elementos são usados de forma recorrente, criando o que chamamos de estilo pessoal", comenta.

O estilo fala sobre características de personalidade, mas também conta sobre história, origem, associação a grupos, crenças, valores e até mesmo posicionamento político".

Estilo, como de Fiuk, é forma de criar conexão com o público - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Estilo, como de Fiuk, é forma de criar conexão com o público
Imagem: Reprodução/Instagram

A abordagem de Fiuk é comparada à de Manu Gavassi, na edição anterior, por Ana, que faz um paralelo sobre como a moda também serve como estratégia para o jogo.

"Ele vai se comunicar com o público que já é dele, reforçando essa conexão e trazendo boas memórias. É uma maneira de aumentar a proximidade. Ao mesmo tempo, como está misturado ao tempo atual, ajuda a renovar a imagem dele".

É uma estratégia semelhante a de Manu Gavassi, que trouxe elementos da antiga imagem e depois coisas muito novas, criando uma ruptura".

Esse efeito, segundo Ana, é efeito da repetição. Ao vermos a personalidade constantemente nas nossas televisões, isso diretamente reflete na conexão com a memória e o armazenamento de elementos visuais.

"Se a gente pegar todos esses elementos visuais, que podem se repetir ao longo do tempo e criam um estilo pessoal, eles ficam marcados na memória de quem constantemente acompanha a personalidade, ajuda na fácil identificação por meio de um espelhamento".

Se a estratégia de Fiuk vai funcionar da mesma forma, tão bem sucedida, como Manu Gavassi ainda é questionável. A cantora hoje acumula 15,8 milhões de seguidores que veem nela uma inspiração. Não sozinha, a moda no caso dela foi aliada a personalidade. Para o antigo vocalista da banda Hori ainda há estrada pela frente.