Apartamento de 33 m² tem clima de casa e macetes para espaços compactos
Apenas 33 m². Ainda assim, uma mansão, aos olhos de Emerson Florca. "Esse sim é um lar", ele começa a contar essa história. O contador vinha de um apartamento um pouco maior, de 47 m², quando decidiu viver com o essencial e seguiu para este, em Pinheiros, São Paulo.
"Decidi ter uma vida minimalista. A energia tinha que fluir e comecei a me desfazer de coisas. Nessa busca quis contar com um profissional de mente aberta a essa realidade e contratei o designer Walter Oliveira", diz.
A troca de ideias deu certo: Walter foi assertivo e inspirou tanto que Emerson se encantou pelo processo da obra. "Minha vida é de contador, levo uma rotina bem racional. Na arquitetura minha criatividade aflorou. Descobri um dom de trabalhar com execução de obras e logo o pedreiro e o marceneiro viraram meus amigos", conta ele, que finalizou a obra em agosto de 2020. Infelizmente, Walter faleceu antes de ver o resultado, mas certamente se orgulharia.
Uma mansão
"Meu sonho era viver o minimalismo com sofisticação e peças de designers que admiro. A cereja do bolo foi uma champanheira sobre a adega. Coube tudo o que importa", diz Emerson.
Outro ponto especial é o toalheiro térmico no banheiro e os materiais naturais que revestem o apê, como a madeira de demolição no piso.
Eu me sinto em uma mansão, pois tenho luxos aqui que muita gente não tem."
Da bancada, Emerson faz as reuniões de trabalho on-line, assiste ao por do sol ou cuida da selva que tomou conta do living, outro amor que surgiu na pandemia. "As plantas mudam a energia da casa. Tornaram-se um hobby."
E se essa história te inspirou, saiba que neste momento ele está de ouvidos — ou melhor, inbox — abertos no Instagram @emerson.florca a quem precisar de dicas sobre apês compactos. "Meu apartamento reflete minha energia, mas também funcionalidade, ergonomia e a sensação de lar. Fico feliz quando posso falar sobre ele, que me ensinou tanto."
Dicas do Emerson para ter um apê de muita identidade
- Quanto menor o espaço, maior a necessidade de ter ajuda profissional. "A gente economiza muito com um projeto executivo, com móveis planejados. Ambientes pequenos demandam aproveitamento de milímetros".
- Usar mesmo piso no apartamento todo ajuda a economizar. "Simplificar os materiais é uma ótima dica. Aqui, usei um material caro, a madeira de demolição, mas eram poucos metros. Foi uma escolha."
- Cama flutuante e sofá flutuante, com iluminação de LED embutida, são um trunfo do apê. "Sem pés, ajudam a dar amplitude visual, o que é muito importante".
- Champanheira, adega e mesa de jantar em um mesmo lugar, setorizam o espaço de receber e organizam melhor a rotina.
- Nada de móveis altos na parede. "Tenho apenas uma cristaleira na cozinha. Armários suspensos sufocam o ambiente, pois consomem espaço visual".
@s que me inspiram
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.