Alguém preaquece o forno? Chef responde à pergunta que viralizou no Twitter
Uma polêmica gastronômica está agitando o Twitter. Tudo começou quando um escritor largou a pergunta "alguém REALMENTE preaquece o forno?" e "saiu correndo".
Pelas letras maiúsculas, dá para imaginar que essa parte da receita costuma ser ignorada pelo cozinheiro amador. Mas aparentemente ele não está sozinho nessa: mais de 10 mil pessoas curtiram o tweet e quase 3 mil repostaram a dúvida.
Enquanto alguns usuários defenderam a técnica, outros reforçaram que trata-se de algo dispensável. Bianca Mirabili, chef confeiteira do Evvai, explica a lógica de aquecer o forno antes de colocar um alimento:
Como não você não sabe se o seu forno começa aquecendo mais pela lateral, pelo fundo ou pela parte de baixo, o preaquecimento garante que a temperatura se espalhe por todo utensílio de forma uniforme".
Ao colocar um bolo no forno frio, a massa pode ficar embatumada, com buracos e aparência irregular. As tortas também não se dão bem. Se a base for de manteiga, ela perde estrutura e toda a manteiga é derretida pelo maior tempo de exposição ao calor.
O tempo colocado nas receitas, questionado nas redes sociais, é uma média, que pode variar de acordo com a potência e regulagem do forno caseiro. "A grande questão é você conhecer o seu forno e saber se ele está regulado ou não, se ele aquece mais de um lado do que o outro, se ele aquece em 5 ou em 15 minutos".
Enquanto a reportagem de Nossa checou as informações com uma confeiteira, algumas pessoas tinham a resposta dentro de casa:
Se alguém estudou pra isso, por que a gente vai contrariar, né?
É o famoso "aceita que dói menos":
Mesmo que por uma mera coincidência de algoritmo, Paola Carosella participou da discussão...
E segura quem participou da "pãodemia" e está ligado nos fermentos. Até o churrasqueiro se manifestou embaixo.
Mas será que preaquecer o forno não é só mais uma pressão da sociedade?
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.