Topo

Chá verde e matchá são a mesma coisa? Entenda as semelhanças e diferenças

Líquido verde das folhas não oxidadas da camellia sinensis - Getty Images/iStockphoto
Líquido verde das folhas não oxidadas da camellia sinensis Imagem: Getty Images/iStockphoto

Gabrielli Menezes

De Nossa

12/03/2021 09h57

Só de olhar para as duas bebidas dá para ver que a coloração verde é uma característica que une o chá verde ao matchá. Mas ela não é a única. Isso porque o matchá é, na verdade, considerado um tipo de chá verde.

Ambos são elaborados a partir da mesma planta, a camellia sinensis. O local de produção, porém, é distinto: enquanto a plantação de matchá se concentra no Japão, a de chá verde engloba outros países, como China, Índia, Indonésia, Nova Zelândia, Laos e Vietnã.

Matchá - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Matchá: arbustos cobertos durante o dia
Imagem: Getty Images/iStockphoto

A especialista Carla Saueressig explica que o para se obter um chá verde — e inclusive o matchá — a oxidação, etapa fundamental no preparo da bebida, precisa ser interrompida através de calor (seco ou úmido) para garantir a cor esverdeada.

Dois processos, no entanto, ficam restritos à produção de matchá. Segundo a tradição, o trabalho começa cerca de um mês antes da colheita.

Eles cobrem os arbustos durante o dia para que a planta receba menos luz e produza mais clorofila. Assim, tem menos tanino e o sabor fica mais adocicado".

Outra diferença é que, enquanto as folhas de outros chás verdes são conservadas e infusionadas em água quente de um a três minutos, as do matchá passam por um moinho de pedra para virarem pó, "fino como talco".

Ao preparar o matchá, o pó não é retirado da água, mas diluído nela. Ou seja, o resultado é um sabor mais intenso.

O pó de matchá também é frequentemente usado na culinária tanto para colorir alimentos quanto para adicionar um gosto levemente amargo e característico.

Veja um exemplo:

Pudim com calda de matchá

Dificuldade Médio
1 porções
50 min
Ver receita completa