Chá verde e matchá são a mesma coisa? Entenda as semelhanças e diferenças
Só de olhar para as duas bebidas dá para ver que a coloração verde é uma característica que une o chá verde ao matchá. Mas ela não é a única. Isso porque o matchá é, na verdade, considerado um tipo de chá verde.
Ambos são elaborados a partir da mesma planta, a camellia sinensis. O local de produção, porém, é distinto: enquanto a plantação de matchá se concentra no Japão, a de chá verde engloba outros países, como China, Índia, Indonésia, Nova Zelândia, Laos e Vietnã.
A especialista Carla Saueressig explica que o para se obter um chá verde — e inclusive o matchá — a oxidação, etapa fundamental no preparo da bebida, precisa ser interrompida através de calor (seco ou úmido) para garantir a cor esverdeada.
Dois processos, no entanto, ficam restritos à produção de matchá. Segundo a tradição, o trabalho começa cerca de um mês antes da colheita.
Eles cobrem os arbustos durante o dia para que a planta receba menos luz e produza mais clorofila. Assim, tem menos tanino e o sabor fica mais adocicado".
Outra diferença é que, enquanto as folhas de outros chás verdes são conservadas e infusionadas em água quente de um a três minutos, as do matchá passam por um moinho de pedra para virarem pó, "fino como talco".
Ao preparar o matchá, o pó não é retirado da água, mas diluído nela. Ou seja, o resultado é um sabor mais intenso.
O pó de matchá também é frequentemente usado na culinária tanto para colorir alimentos quanto para adicionar um gosto levemente amargo e característico.
Veja um exemplo:
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.