Airbnbeer: apartamento oferece "open bar" de cerveja artesanal em Lisboa
O apartamento de dois quartos no bairro da Graça, no coração de Lisboa, do empresário Gustavo Gallas, 37, era, até o começo deste ano, um imóvel disponível para aluguel para os cerca de 10 milhões de turistas que passam pela capital de Portugal por ano.
Porém, desde o início do novo confinamento, decretado pelo governo português no começo de janeiro, e o fechamento das fronteiras do país, o lugar se tornou o Airbnbeer, um refúgio para quem curte cerveja artesanal.
Dono da cervejaria Gallas, Gustavo quis transformar o apartamento em uma experiência interessante para quem estivesse em isolamento social. "Como não há turistas na cidade, pensamos em uma maneira de tirar as pessoas da rotina, sempre respeitando o confinamento, de uma forma segura, sem riscos", fala.
Para isso, colocou uma máquina de chope dentro do apartamento, disponibilizando dois tipos de cerveja para os hóspedes. Com direito a refil. "Foi uma forma interessante de agregar valor ao apartamento, que estava fechado, e também à nossa cerveja", afirma em entrevista a Nossa.
A estadia no apartamento, disponível na plataforma Airbnb, sai por 159 euros (por volta de R$ 1 mil, na cotação do dia 2 de março), incluindo a taxa de limpeza. Neste valor, estão inclusos os dois barris de cerveja com 5 litros de bebida cada. "Normalmente disponibilizamos um tipo mais leve, como uma lager ou weiss, e na outra torneira há sempre uma IPA, que é mais forte", fala Gustavo Gallas.
As bebidas, todas da Gallas, não podem ser escolhidas. "Mas sempre perguntamos alguns dias antes qual é a cerveja favorita da pessoa que fez a reserva e, caso haja disponibilidade, fazemos o possível para que ela esteja em uma das torneiras", afirma o empresário. Há refil se os 10 litros de cerveja acabarem durante a estadia. Basta pedir a reposição até às 20h pelo WhatsApp.
O imóvel fica em um prédio pombalino, como os que vemos em qualquer foto de Lisboa, e é bastante amplo, com uma varanda com mesa de bar e espaço para acomodar muito bem até seis pessoas. Há, ainda, espaço para cozinhar e até churrasqueira.
Além do "open bar" de cerveja artesanal, o apartamento também disponibiliza um PlayStation 4 com dois jogos: Fifa 2020 e Call of Duty. Mesmo com os restaurantes fechados para consumidores no local, a localização privilegiada do apartamento permite que haja variedade de opções de delivery.
De acordo com Gustavo, a maioria das pessoas que alugam o lugar são pequenos grupos de amigos ou famílias como um casal com filho. "Normalmente são pessoas que costumam frequentar a nossa cervejaria [a 21 Gallas, também no bairro da Graça, mas fechada durante o confinamento] e que querem matar a saudade da nossa bebida", afirma o empresário. Nômades digitais e estrangeiros que moram em Lisboa também costumam hospedar-se no lugar para fazer o home office em clima de happy hour.
Por questões de segurança, o próprio hóspede é quem faz o check-in no apartamento. "E não é permitido fazer festas e nem eventos dentro do apartamento", diz o empresário. Também não é possível receber visitas nem pessoas que não estejam cadastradas na hora da reserva. São normas para evitar que os hóspedes façam aglomerações no local visto — em Portugal, há a orientação de evitar pessoas que não convivam na mesma casa, mas não há nenhuma punição para quem não a cumpra.
O Airbnbeer deve ficar disponível até abril, quando o período de experiência da ideia vence. "Porém, o nosso cliente é o nosso patrão. Vamos continuar com o projeto enquanto tiver demanda de pessoas que queiram curtir a experiência", complementa Gustavo Gallas.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.