Aprenda a fazer o bolo de chocolate macio e molhadinho de Paola Carosella
Desde que anunciou sua saída do programa MasterChef, do qual foi jurada desde a primeira temporada, em 2014, Paola Carosella está mostrando a sua cozinha ao público pelo seu canal do YouTube.
Na seção #NossaCozinha, ela compartilha receitas afetivas, como o bolo que faz para os aniversários da família, como o da filha, Francesca.
"Incrível, perfeito, macio e molhadinho" são algumas das palavras usadas pela chef para elogiar o preparo.
O bolo alto é feito com uma massa de chocolate bem aerada e escura. Um dos motivos é a presença de água quente, que, além de ajudar a deixar a cor mais intensa e brilhante, impede que a farinha de trigo forme estruturas de glúten, resultando num bolo fofinho.
Para as três camadas de recheio, a ideia é intercalar ganache de chocolate amargo com doce de leite com outro recheio mais leve, como chantilly ou mascarpone combinado a frutas vermelhas.
O chocolate 70% cacau equilibra o doce de leite. É um sucesso. Não importa onde a gente faça, ele ganha todo mundo".
Para fazer todas as camadas, o ideal é ter duas formas de 20 centímetros de diâmetro para dividir a massa por igual. Outra opção é usar uma forma maior, cortá-la ao meio e usar somente um recheio. Exemplares com fundo removível ajudar na hora de desenformar.
Cada parte da massa é umedecida, com leite ou conhaque, antes de receber os cremes. O topo e as laterais são cobertos pela mistura de chocolate amargo derretido com doce de leite. Para decorar, a chef usa flores comestíveis.
Massa
INGREDIENTES
- 200 gramas de farinha de trigo comum
- 100 gramas de cacau em pó
- 1 colher de chá de sal fino
- 2 colheres de chá de bicarbonato de sódio
- 1 colher de chá de fermento em pó
- 400 gramas de açúcar
- 2 ovos
- 1 colher de chá de essência de baunilha
- 200 gramas de iogurte natural
- 100 gramas de óleo vegetal
- 225 mililitros de água quente
MODO DE PREPARO
Comece peneirando os ingredientes secos — farinha de trigo, bicarbonato de sódio, fermento em pó, sal e cacau amargo em pó — dentro de uma tigela. O objetivo é tirar algum componente indesejado e ganhar ar. Adicione o açúcar e misture.
Coloque o óleo vegetal (pode ser de coco, de girassol ou azeite de oliva), essência de baunilha, ovos "de galinha feliz", iogurte natural e água quente. Misture tudo com fouet até que fique homogêneo.
Unte as duas formas de 20 centímetros com óleo vegetal ou manteiga derretida e polvilhe farinha de trigo. Para ter certeza que o bolo vai soltar da forma, coloque também um papel manteiga cortado no diâmetro da forma.
Despeje em cada forma metade da mistura. De acordo com a chef, são 650 gramas de massa para cada. Se não tiver balança, faça a divisão a olho.
Coloque as formas no forno preaquecido a 170 graus. Precisa, Paola diz que leva 38 minutos para o bolo ficar pronto. Espere esfriar um pouco, desenforme e tire o papel manteiga.
Recheio
INGREDIENTES
- 200 gramas de chocolate belga
- 400 gramas de doce de leite
MODO DE PREPARO
Derreta o chocolate amargo (70% cacau) em banho-maria. Misture o chocolate ainda quente com o doce de leite, que deve estar em temperatura ambiente para não endurecer a mistura e perde o brilho.
Finalização
INGREDIENTES
- Queijo mascarpone ou chantilly
- Frutas vermelhas
MONTAGEM
Par ter certeza de que vai encaixar as duas bandas perfeitamente depois de cortadas, coloque dois palitos de dente na mesma direção verticalmente, pensando que um deve ficar com a parte de cima e, outro com a parte de baixo. Corte os dois bolos ao meio, entre os palitos, com uma faca de pão serrada.
Com um pincel, umedeça a parte de baixo de um dos bolos com leite ou conhaque. Na primeira camada de recheio, de baixo para cima, coloque uma a mistura de chocolate com doce de leite.
Tampe com a parte de cima do bolo, alinhando os dois palitos para que as bandas se completem e fiquem retinhas.
Para fazer a segunda camada de recheio, molhe o bolo novamente com leite ou conhaque e coloque o mascarpone ou o chantilly mais as frutas vermelhas, em quantidade caprichada.
Cubra com a parte de baixo do segundo bolo e repita o processo de umedecer e espalhar a ganache de chocolate com doce de leite.
Coloque a banda de cima do segundo bolo por cima. Com a espátula, cubra com ganache as laterais e o topo do bolo. Enfeite com folhas comestíveis.
Dicas
> O ideal é deixar o bolo descansando na geladeira antes de servir por no mínimo duas horas. Paola prefere deixar de um dia para o outro.
> Na hora de cortar, corte primeiro o centro do bolo em forma de círculo para depois tirar cada fatia.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.