"Pimenta nem pensar. Tenho pavor de jiló também, não desce". Avisa o cantor e compositor Xande de Pilares, antes de gravar o episódio de estreia do programa "Botequim da Teresa".
Xande é o primeiro dos oito convidados de Teresa Cristina, que, a cada semana, irá mostrar o preparo de um petisco famoso do Rio, homenageando um bar da cidade ao lado de amigos e, claro, muito samba.
Xande leva Pilares no nome, mas nasceu no Morro da Chacrinha, Zona Norte do Rio, onde sua história musical começou em casa.
"Havia um quintal enorme onde todo mundo fazia festa. Um tio tocava violão, o outro, cavaquinho, e um outro, bandolim. Meu avô (Seu Mudesto), acordeom, enquanto minha avó e mãe cantavam", lembra o sambista, que nasceu em 1970.
Do rock para o samba
Apaixonado por rock and roll e Michael Jackson, o cantor e compositor conta, no programa, que uma tempestade destruiu sua casa no Morro da Chacrinha, levando sua família a se mudar para o Morro do Andaraí e, depois, São Gonçalo.
Já em Pilares, ele trabalhou como carregador de compras perto de onde havia o botequim do Seu Floriano, cheio de coxinhas na vitrine.
A gente ficava de olho na coxinha. Muitas vezes era a única coisa que nos alimentava no dia. Por muitas noites, ia dormir só com ela na barriga"
Coincidentemente, Xande foi escalado para provar, junto com a anfitriã Teresa Cristina, a coxinha do Bar da Gema, a mais famosa do Rio e considerada pela cantora "a melhor coxinha do mundo".
O salgado faz o maior sucesso no boteco instalado na Tijuca em 2009, tocado por Luiza Souza, conhecida como a "Musa das panelas" no YouTube.
"Além de um artista maravilhoso, o Xande de Pilares é um cara que eu amo, pessoa boa de ter perto da gente. Tem toda esta relação com o Salgueiro, por isso escolhi para ele provar a coxinha que fica no coração da Tijuca", diz Teresa.
Estava com saudade do carnaval, e ele me mostrou o samba com o qual vai concorrer no Salgueiro ano que vem. Temos gostos musicais parecidos, é muito difícil estar numa conversa com o Xande e ele não explicar as coisas através da música. O que o torna ainda mais espetacular"
Samba, série e Teresa
O "Botequim da Teresa" vai ao ar todas as sextas-feiras, às 10 horas, no YouTube de Nossa (inscreva-se já para receber os lembretes), no site, no UOL Play e no Facebook de Nossa.
O programa é uma coprodução de Nossa, MOV, a plataforma de vídeo do UOL, e da 2291 Conteúdo. Ele foi gravado em janeiro seguindo todos os cuidados necessários recomendados pelas autoridades de saúde durante a gravação do programa, como testagem dos convidados e da equipe, uso de máscara, álcool em gel e distanciamento social. Metade dos convidados foi recebido de forma presencial e a outra metade no formato remoto.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.