Coelho de verdade não é só presente para a Páscoa e exige cuidados
Na Páscoa, coelho só é brinquedo se feito de papel, de plástico ou de chocolate. Adotar o animal de verdade de forma impulsiva para presentear as crianças na data pode fazer mal para o bichinho. Afinal, ele vive mais de dez anos quando bem cuidado.
Jade Petronilho, da Petlove, explica que muitos animais acabam sendo abandonados e até sofrem maus tratos pelas famílias não terem conhecimento sobre as espécies.
"Ter um animal precisa ser algo bem pensado e planejado por toda a família. Precisamos entender a espécie, suas necessidades, gastos ao longo da vida e levar em conta que seremos responsáveis por outro ser vivo por anos", reforça a especialista, que acredita que a convivência é mais indicada para crianças mais velhas e conscientes, já que os coelhinhos se estressam com facilidade.
Pensando nisso, outra loja de artigos para pets, a Cobasi, suspendeu a venda do animal no período de Páscoa pelo quarto ano seguido para desistimular a prática. No lugar dos coelhos, os clientes encontram no espaço um informativo explicando que coelho não é brinquedo.
Confira alguns cuidados essenciais
Não é só de cenoura e alface que vivem os coelhos fora de filmes e desenhos. A alimentação precisa ser equilibrada e indicada por um médico veterinário especialista em animais silvestres.
Também não caia na ideia de desenhos de segurar o coelho pelas orelhas. Apoie as patas de trás em um dos braços e segure seu corpinho com o outro braço.
Lembre-se que o animal gosta de ficar em contato com o jardim e com a família. É importante encontrar um local de descanso apropriado para o pet e não deixá-lo o tempo inteiro na gaiola.
Além disso, embora coelhos não sejam roedores, seus dentes crescem durante toda a vida. Por isso, eles precisam consumir alimentos e fazer atividades específicas para ajudar nesse desgaste. Consultas periódicas com o especialista são fundamental para a saúde e bem-estar desses animais.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.