Topo

Egito transfere múmias de faraós a novo museu em desfile majestoso

Egito transfere múmias a novo museu em desfile majestoso - Gehad Hamdy/picture alliance via Getty Images
Egito transfere múmias a novo museu em desfile majestoso Imagem: Gehad Hamdy/picture alliance via Getty Images

De Nossa, com agências *

03/04/2021 16h14

Um grande desfile levou 22 múmias da realeza do antigo Egito, em cápsulas especialmente projetadas, pela capital Cairo até um novo museu onde elas poderão ser exibidas em maior esplendor.

O comboio transportou 18 reis e quatro rainhas, a maioria do Império Novo, do Museu Egípcio na praça Tahrir, no centro do Cairo, para o Museu Nacional da Civilização Egípcia em Fustat, a cerca cerca de 5 quilômetros de distância.

As autoridades fecharam as ruas ao longo do Rio Nilo para uma cerimônia voltada a atrair interesse às ricas coleções de antiguidades do Egito, no momento em que o turismo praticamente estagnou de vez por causa das restrições relacionadas à Covid-19.

Cada múmia foi colocada em uma cápsula especial preenchida com nitrogênio para garantir proteção, e as cápsulas foram levadas por carros projetados para embalá-las e fornecer estabilidade, disse o arqueólogo egípcio Zahi Hawass.

Desfile das múmias de faraós contou com banda marcial e show de luzes - Gehad Hamdy/picture alliance via Getty Images - Gehad Hamdy/picture alliance via Getty Images
Desfile das múmias de faraós contou com banda marcial e show de luzes
Imagem: Gehad Hamdy/picture alliance via Getty Images

"Escolhemos o Museu da Civilização porque queremos, pela primeira vez, exibir as múmias de uma maneira civilizada, educada, e não para a diversão, como acontecia no Museu Egípcio", disse.

Arqueólogos descobriram as múmias em dois lotes no complexo de templos mortuários de Deir Al Bahari, em Luxor, no vizinho Vale dos Reis de 1871.

Estes são os nomes das vinte e duas múmias de reis e rainhas do Egito Antigoe alguns elementos biográficos:

1- Sekenenré Taá II, apelidado de "o Valente", reinou no Egito cerca de 1.600 anos antes de nossa era, durante a 17ª dinastia (-1625 a -1549). Ele liderou as tropas egípcias contra os invasores asiáticos hyksos, os primeiros estrangeiros a conquistar o Delta do Nilo.

2- Amósis-Nefertari, filha do anterior, esposa real e irmã de Amósis I, fundador da 18ª dinastia (-1550 a -1292).

3- Amenófis I, filho da anterior e de Amósis I. Realizou várias campanhas militares.

4- Ahmose-Meritamun, filha de Amósis e Amósis-Nefertari, é também uma das "grandes esposas reais" de Amenófis I.

5- Tutemósis I, terceiro rei da 18ª dinastia, sucedeu Amenófis I. Ele é conhecido como um grande conquistador que estendeu o domínio egípcio para o sul.

6- Tutemósis II, faraó da 18ª dinastia e filho de Tutemósis I, casou-se com sua meia-irmã HatShepsut.

Transporte da múmia da Rainha Hatshepsut no "Desfile Dourado dos Faraós", no Cairo - Gehad Hamdy/picture alliance via Getty Images - Gehad Hamdy/picture alliance via Getty Images
Transporte da múmia da Rainha Hatshepsut no "Desfile Dourado dos Faraós", no Cairo
Imagem: Gehad Hamdy/picture alliance via Getty Images

7- Hatshepsut, quinta soberana da 18ª dinastia. Filha e esposa real, foi regente de seu enteado Tutemósis III, antes de se coroar como rainha-faraó do Egito. Seu poderoso reinado foi marcado pelo crescimento do comércio.

8- Tutemósis III (18ª dinastia), enteado de Hatshepsut, não reinou até o falecimento de sua madrasta. Rei guerreiro, ele consolidou a posição do Egito na região.

9- Amenófis II (18ª dinastia), filho do anterior. Ele manteve as fronteiras egípcias que herdou de seu pai.

10- Tutemósis IV (18ª dinastia), filho do anterior.

11- Amenófis III (18ª dinastia), filho do anterior. Ele reinou por 37 ou 38 anos. Em frente ao seu templo funerário, perto de Luxor (sul), estão duas estátuas, mais conhecidas como Colossos de Mêmnon.

12- Tiy, esposa do anterior.

13- Seti I, faraó da 19ª dinastia (-1296 a -1186). Realizou inúmeras campanhas militares triunfantes, incluindo o combate contra os hititas. Essas vitórias estão inscritas nas paredes do templo de Karnak.

14- Ramsés II (19ª dinastia), o mais famoso e poderoso dos faraós, reinou por 67 anos. Um grande construtor, mandou erguer os templos de Abu Simbel para ele e sua esposa, Nefertari. Ramsés II é conhecido por ter sido um grande rei guerreiro. Sua batalha de Qadesh contra os hititas foi transcrita em vários lugares.

15- Merneptá, filho de Ramsés II, governou por 11 anos.

16- Seti II (19ª dinastia), filho do anterior, reinou cerca de seis anos.

17- Siptá (19ª dinastia), reinou ainda criança, sob a regência da esposa de Seti II, Tausert. Foram os últimos soberanos da 19ª dinastia.

18- Ramsés III, faraó da 20ª dinastia. Ele empreendeu inúmeras campanhas militares.

19- Ramsés IV (20ª dinastia). Foi soberano por seis ou sete anos.

20- Ramsés V (20ª dinastia). Filho do anterior. Reinou por cerca de quatro anos. Morreu sem herdeiro.

21- Ramsés VI (20ª dinastia). Um dos filhos de Ramsés III. Reinou oito anos.

22- Ramsés IX (20ª dinastia). Neto de Ramsés III.

*com AFP e Reuters