Polêmicas dos parques da Disney: de atração racista a "leilão" de mulheres
Não é porque a Disney é um "mundo mágico" que seus parques estão livres de polêmicas. Recentemente, críticas sobre a atração Jungle Cruise, nos parques temáticos da Califórnia e da Flórida, fizeram a equipe reformular o passeio para eliminar o que a própria empresa chamou de "representações negativas" de algumas culturas.
As mudanças, que foram discutidas com o fã-clube D23, começaram no dia 5 de abril. O personagem Trader Sam, por exemplo, já foi removido do passeio de barco no Magic Kingdom pela impressão ruim que passava dos povos nativos.
No lugar, entrarão personagens que ajudarão a viagem a "permanecer fiel à experiência que conhecemos e amamos", ao mesmo tempo que refletem e valorizam "a diversidade do mundo ao nosso redor".
De acordo como imagineer da disney, Zach Riddley, a atração vai continuar aberta ao público enquanto passa por adaptações.
O Jungle Cruise não foi o primeiro passeio a ser criticado e reformulado. Confira algumas histórias reunidas pelo The Insider.
Outros casos
Sucesso de diversão, a famosa Splash Mountain é baseada no filme "Song of the South", de 1946, contestado pela falta de contexto histórico numa narrativa que parece acontecer logo depois da Guerra Civil Americana. Após uma pressão popular, a empresa anunciou que a atração passaria a ser da "A Princesa e o Sapo".
Desde a estreia em 1967, a atração do Piratas do Caribe teve partes alteradas. Uma das mudanças foi na cena que piratas homens perseguiam mulheres assustadas, que tentavam fugir deles.
Uma placa que indicava "Leilão: Pegue uma garota para uma noiva" deu lugar a outra: "Entregue seu saque". Além disso, de acordo com o LA Times, a mulher ruiva que era o prêmio do leilão passou a ser uma pirata armada.
Uma das poucas atrações criadas na década de 1970 que restaram no Walt Disney World é o Country Bear Jamboree. No show, robôs em formato de ursos tocam e cantam canções para o público. Algumas letras, no entanto, não eram politicamente corretas, segundo o The New York Times. Felizmente, duas músicas com caráter agressivo foram removidas em 2012.
Burce E. Vaughn, diretor de criação da Disney à época, disse ao mesmo jornal que o "espírito original" é importante, mas que os gostos mudam e a forma como as pessoas consomem mídia também:
Devemos manter nosso produto relevante."
O site especializado Theme Park Tourist considerou a Superstar Limo "a pior atração de todos os tempos". A ideia original para o passeio era colocar os convidados na posição de paparazzi em Hollywood ao procurar celebridades na correria de Los Angeles.
Quando o brinquedo estava sendo instalado, em 1997, a princesa Diana morreu num acidente de carro enquanto seu motorista tentava escapar de paparazzi.
O caso da realeza britânica comoveu o mundo e a inauguração só foi acontecer em 2001. O conceito foi renovado, mas não colou muito bem com o público. Por isso, a atração foi encerrada em menos de um ano.
Outro brinquedo polêmico, mas por questões de saúde, atende pelo nome de Mission: Space. A atração do Epcot simula a força G e provoca nos aventureiros uma sensação similar a de um foguete decolando.
Inaugurada em 2003, a "missão" foi ganhando avisos ao longo dos anos por causar dores de cabeça, tonturas e vômitos e por não ser indicado a visitantes com certas condições de saúde, como hipertensão.
Em 2017, a Disney anunciou a criação de uma missão menos intensa, voltada "para a família", que leva os visitantes até a órbita da Terra.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.