Aprenda 5 truques para desentupir o vaso sanitário

O utensílio mais óbvio para desobstruir a privada é o desentupidor. A função dele é causar pressão na água do vaso pelo vácuo e, assim, empurrar o que estiver preso.
Para fazer isso, desligue o registro de água, coloque luvas de borracha, segure no cabo e bombeie a água até que a passagem seja liberada. Não tem desentupidor em casa? Bicarbonato, água quente e até cabide podem resolver.
Confira as dicas do aplicativo de serviços de casa Triider:
Vinagre e bicarbonato de sódio
Se o vaso está obstruído apenas com excrementos e papel, misture 1/2 copo de bicarbonato de sódio com 1/2 copo de vinagre e jogue na privada.
Espere agir e tente ativar a descarga. Também pode tentar usar água sanitária, deixando agir por algumas horas antes de apertar a descarga novamente.
Água quente
Encha um balde com um litro de água quente. Para ficar mais fácil, pegue no chuveiro. Vire, de uma só vez, a água no vaso e aguarde cinco minutos. A ideia é que a gordura do conteúdo que entupiu a privada derreta.
Tente novamente dar a descarga. Algumas pessoas preferem diluir um pouco de detergente nessa água para facilitar ainda mais o processo. Com ou sem sabão, não é indicado realizar esse procedimento mais de três vezes na sequência.
Cabide de arame
Caso o entupimento tenha sido causado por um objeto, como papel higiênico, absorvente íntimo ou algo que tenha caído no vaso por acidente, um cabide pode te ajudar.
Abra o arame até que ele fique no formato da letra "V". Faça movimentos circulares com o arame até conseguir desenganchar o objeto e puxá-lo para fora. Não esqueça de colocar as luvas.
Pano de chão
Caso nenhuma das dicas tenha funcionado, apele para o pano de chão. Coloque as luvas e empurre o pano de chão diretamente no vaso equilibrando força e cuidado para que ele não desça.
Acione a descarga e ao mesmo tempo vá puxando e empurrando o pano para tentar desobstruir o encanamento. Não é dos processos mais agradáveis, mas pode dar certo.
Soda cáustica
O produto é muito forte e pode danificar não só o vaso, como também os encanamentos da casa. Por isso, utilize-o em último caso e esteja munido de luvas e óculos para proteção.
Funciona assim: encha um balde com água, despeje duas colheres de sopa de soda cáustica mais duas colheres de sopa de sal. Jogue o conteúdo no vaso e tente novamente dar descarga.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.