"O bolinho de bacalhau é do Rio. O chope pode até não ser bom, mas todo bom boteco tem o petisco", sustenta o compositor Moacyr Luz, que provou o icônico petisco carioca durante o bate-papo com Teresa Cristina no programa "Botequim da Teresa".
A receita que provaram é da proprietária do Bar da Portuguesa, em Ramos, Zona Norte do Rio, Donzilia Gomes, a Dondon.
"Mesmo sem querer, Dondon é um símbolo do empoderamento feminino raiz", define Teresa Cristina, que arriscou o passo a passo que você aprende em detalhes abaixo.
Eu como boa vascaína faço bolinho de bacalhau em casa direto. Sempre tendo a gostar dele mais douradinho"
Não só o bolinho de bacalhau, mas também o jiló e a sardinha frita que saem da cozinha da Dondon têm culpa no tamanho sucesso do bar, instalado próximo de onde nasceu e cresceu Pixinguinha (1897-1973). Na porta, inclusive, tem uma escultura do compositor sentado numa cadeira onde ele costumava passar horas, assinada pelo cartunista Ique.
Cliente ilustre
Mas os petiscos são apenas um detalhe que faz a história de Donzilia Gomes ficar ainda mais saborosa. Desde quando Dondon teve que vender a mesa cativa em que o exímio maestro Pixinguinha costumava bebericar e compor para pagar as dívidas do bar, em tempos bicudos, ela sonhava com isso.
"A Dondon é muito famosa, as pessoas vão lá não só pelo bar, mas por ela também", conta Teresa. "Toda vez que vou ao Maracanã, na volta eu passo lá. Eu amo este bolinho da Dondon, por isso ofereci ao meu amigo e companheiro de tantas músicas. Moacyr Luz e eu já frequentamos muitos bares juntos."
Samba, série e Teresa
O "Botequim da Teresa" vai ao ar todas as sextas-feiras, às 10 horas, no YouTube de Nossa (inscreva-se já para receber os lembretes), no site, no UOL Play e no Facebook de Nossa.
O programa é uma coprodução de Nossa, MOV, a plataforma de vídeo do UOL, e da 2291 Conteúdo. Ele foi gravado em janeiro seguindo todos os cuidados necessários recomendados pelas autoridades de saúde durante a gravação do programa, como testagem dos convidados e da equipe, uso de máscara, álcool em gel e distanciamento social. Metade dos convidados foi recebida de forma presencial e a outra metade no formato remoto.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.