Prateleira de pinus: como adotar a peça que se tornou curinga na decoração
As prateleiras de pinus, madeira que também é conhecida como Pinheiro-Americano, parecem ter chegado para ficar na decoração de interiores. Mais do que isso, essas peças super versáteis se transformaram em verdadeiros curingas na hora de compor os ambientes.
A madeira de baixo custo, se bem selecionada e cuidada, pode durar até 50 anos. E quem apostou nessa tendência, não abre mão dos suportes.
Um exemplo é a personal organizer Marcia Gomes, que tem prateleiras de pinus em quase todos os cômodos da casa.
A opção pelo pinus se deu pela qualidade e praticidade da madeira, que já vem tratada, lixada, pronta para uso. Além disso, é de fácil manuseio para quem quer fazer sua própria prateleira, como foi o meu caso", afirma.
Márcia orgulha-se de ter serrado e instalado todas as suas prateleiras sozinha e mostra os seus feitos no perfil do Instagram @apezinhodiy.
Para ela, a adoção de prateleiras de pinus em seus espaços fez toda a diferença na decoração.
"A madeira sempre traz harmonia e aconchego na décor e, no caso de prateleiras, são muito funcionais, pois ajudam a liberar espaços de armários", diz Márcia, completando que não imagina sua cozinha sem a funcionalidade desses itens. "Deixei potes, xícaras e latas expostas incrementando e ganhei mais espaço no armário para armazenar alimentos e outros utensílios", conta.
Graças a uso de prateleiras, o ambiente que funciona como escritório e ateliê também ganhou mais espaço. "Agora tenho todos os itens artesanais ao meu alcance expostos visualmente", completa.
Prateleiras coloridas e na cor natural
Além da tradicional cor clara da madeira pinus, a publicitária Larissa Souza de Abreu Lemos, também optou por pintar algumas peças e assim conseguir combinações mais alegres. Na cozinha, por exemplo, investiu em prateleiras cobertas por um rosa vibrante para combinar com os outros elementos da sua decoração, que pode ser vista no perfil @c.rosada.
"Tenho as prateleiras de pinus na cozinha, home office, sala e quarto. Foi uma opção mais barata que encontrei para decorar, além de ser uma peça de simples instalação", diz.
Larissa conta que tinha um espaço em cima da bancada da cozinha que sempre a deixava na dúvida sobre colocar armários ou prateleiras.
"Optei pelas prateleiras, pois seria melhor para decorar, já que os objetos ficariam aparentes. E foi isso que aconteceu!
Coloquei meus eletroportáteis, plantinhas penduradas, louças que faziam uma combinação legal, conjunto de utensílios e ficou uma fofura", diz.
Uma dica de limpeza de Larissa é passar um pano seco nas prateleiras e, para conservar as peças, cobri-las com verniz incolor.
Versatilidade em todos os ambientes
A economista Roberta Ximenes optou pelas prateleiras de pinus em diversos cômodos por acreditar na sua versatilidade. "Elas estão na sala, na cozinha e no meu quarto e depois da repaginada que estou dando no banheiro com certeza elas farão parte do projeto", afirma.
Para Roberta, que mostra seus ambientes no perfil @apto_1304, o pinus permite destacar decorações de diversos estilos, desde os ambientes mais clássicos, aos modernos e ainda os que seguem a tendência retrô.
É uma madeira de aspecto super natural e que deixa o ambiente mais aconchegante e intimista. Para mim, pinus é tendência e sustentabilidade", completa.
Na cozinha, o ambiente onde Roberta mais apostou nas prateleiras, as peças servem para aparar livros de receitas, plantinhas, potinhos personalizados com cereais e utensílios, tornando tudo muito mais prático e deixando o ambiente aconchegante.
"Eu amo a combinação de objetos coloridos com a madeira crua, acho que fica super charmoso, traz mais alegria para decoração e acaba virando um diferencial".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.