Torta holandesa: 8 dicas para não errar no preparo do doce
Com um visual sofisticado, a torta holandesa é uma sobremesa gelada bastante cogitada em ocasiões especiais. A receita tradicional leva ingredientes simples como manteiga, açúcar, gema de ovo, creme de leite, além de chocolate para cobertura e biscoitos para a base e decoração.
O doce é preparado em camadas — biscoito, creme e chocolate. E há algumas variações da receita, mas é bastante simples de fazer. O importante é se atentar para não errar na hora da montagem e não ter pressa.
A seguir, veja algumas dicas para preparar uma torta holandesa deliciosa e 5 receitas de dar água na boca.
1. Escolha dos ingredientes
Sempre opte por ingredientes de qualidade e confira a validade dos itens. Essa atitude garante o sabor e a consistência da sobremesa. "A torta holandesa pode levar gemas cruas. Por isso, é preciso atenção redobrada na escolha dos ovos para evitar que eles venham contaminados ou estragados", explica Roseli Cândeo, culinarista e instrutora de gastronomia do Senac EAD.
2. Quantidades adequadas
Para não ter erro, a recomendação é seguir a receita. Antes de começar, separe os ingredientes já nas quantidades corretas para utilização. Se algum item estiver na quantidade errada, a torta pode desandar.
3. Substituições
Se não tiver experiência, o melhor a fazer é evitar substituir os ingredientes. Trocar a margarina por manteiga, por exemplo, pode comprometer a firmeza da torta. Já substituir o creme de leite fresco pelo de lata ou caixinha pode atrapalhar o sabor e a consistência do chantilly.
4. Cuidados com a preparação
Para preparar a base, é necessário usar uma manteiga de qualidade e processar muito bem os biscoitos para que fique uniforme. "A quantidade de manteiga correta, preferencialmente gelada e não muito dura, garante a uniformidade. Misture muito bem, coloque na forma sem deixar espaços e deixe bem apertada. Asse e deixe esfriar antes de colocar o creme. Ele deve ser feito pouco antes de ser colocado na forma para aderir completamente", explica Mara Lucia Pontes, chef de confeitaria do curso de Gastronomia da FMU.
5. Paciência
A torta holandesa é uma receita simples, mas que exige tempo. É preciso montar em camadas e depois levar para gelar por cerca de 4h. A refrigeração é necessária para a torta firmar e adquirir a consistência de corte. Por conta disso, é necessário planejamento e organização para prepará-la. O ideal é que seja feita de um dia para o outro.
6. Montagem
É importante ficar atento na hora da montagem da torta. Escolha uma forma redonda e cubra com papel filme. Faça a base, asse e deixe esfriar. Coloque o recheio e leve para gelar. Quando firmar, coloque o chocolate e volte à geladeira. Desmonte e coloque na travessa onde será servida a torta.
7. Cobertura perfeita
A cobertura de chocolate precisa ter uma textura lisa e brilhante, ou seja, sem pedaços. Para evitar erros, não misture os ingredientes em temperaturas muito diferentes. O ideal é derreter o chocolate em banho-maria e que o creme de leite esteja morno.
Além disso, o chocolate precisa estar picado, nunca inteiro — isso evita que ele queime. "Se aquecer muito pode ocorrer uma separação da gordura do chocolate ou ele pode queimar. Sendo assim, a cobertura não ficará brilhante e uniforme", destaca Pontes.
8. Na hora de desenformar
Usar uma forma desmontável facilita no momento de desenformar. Mas, caso não tenha, é possível colocar um acetato. Não tenha pressa. Já tenha a travessa que escolheu para servir em mãos e solte a lateral com cuidado. Se for o caso, utilize uma faca para soltar o creme ou o chocolate da lateral. Evite puxar com força para que não suje a borda e manche a lateral da sobremesa.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.