Modelo de tênis "ovni" é o mais popular do mundo e custa até R$ 11 mil
Os modelos de sneakers com formas diferentes das clássicas são os maiores fenômenos dos últimos tempos — no universo físico e virtual. As solas ressaltadas e formas assimétricas conquistaram os fashionistas, tomaram conta dos feeds no Instagram e, consequentemente, se tornaram sensações no street style — ou homewear, mesmo em tempos de confinamento.
E a maior estrela do momento é uma criação do rapper Kanye West em colaboração com a Adidas: o Yeezy 450 "Cloud White".
A ferramenta de busca Lyst divulgou o levantamento dos últimos três meses sobre quais as peças se destacaram no começo de 2021 no universo da moda. E o par de tênis em questão figurou o topo da lista como a grande estrela entre o público. Todo mundo quer, mas, para isso, é preciso desembolsar entre R$ 2 mil até R$ 11 mil — o item já se encontra fora das prateleiras, mas vem sido comercializado por marketplaces de tênis que reúne peças raras e já esgotadas.
Para chegar ao resultado em questão, a plataforma filtrou mais de 8 milhões de artigos segundo diversos critérios, como o número de menções nas redes sociais, pesquisas, páginas visualizadas, interações e vendas, em milhares de lojas online.
O tênis com bico arredondado, fechamento frontal por amarração, cano meia, logo na palmilha e solado de borracha, feito completamente de borracha, veio em edição limitada ao mercado. A silhueta de OVNI, como foi apresentada pelos criadores, foi polêmico nas redes sociais pelo seu visual — o que, provavelmente, também foi um elemento primordial para o seu sucesso.
As pesquisas pelo produto, desde março, saltaram 121% em torno de seu lançamento, com os revendedores pedindo agora pelo menos o dobro seu preço original.
Inicialmente chamado de Yeezy 451 e desenvolvido em 2019, foi finalmente disponibilizado neste ano e sob o nome adidas Yeezy 450 "Cloud White".
O império West
Kanye West pode ser reconhecido, pelo menos a partir dos tabloides, por suas polêmicas no mundo das celebridades. No entanto, na moda, assim como na arquitetura, o artista já é dono de um reinado, com a sua própria marca Yeezy e suas respectivas colaborações, como com a Adidas e a Gap.
Enquanto os tênis se destacam pelas formas assimétricas, as roupas são mais comportadas. Mas não muito. O monocromático, oversized e o estilo athleisure, que insere o esporte no universo casual, são as suas marcas registradas.
Em 2020, a Bloomberg analisou um documento do Bank of America Corp. que mostra que Yeezy, a grife de moda de Kanye, vale pelo menos US$ 3 bilhões (cerca de R$ 16 bilhões).
A jornada começou em 2009, quando Kanye se tornou a primeira personalidade não esportista a assinar uma colaboração com a Nike.
Mas foi a Adidas quem o alavancou no setor da moda. O tênis Yeezy Boost, sua primeira collab com a etiqueta alemã, vendeu como água, em 2015, e preparou o terreno para a sua estreia na Semana de Moda de Nova York com a segunda coleção da grife para a marca esportiva.
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