Pizza caseira de batata é sugestão prática e versátil para o jantar
Pizza é delicioso de comer. Fazer em casa do zero, no entanto, pode ser bem trabalhoso. A massa precisa de tempo para descansar e se sai melhor em fornos que atingem altas temperaturas. Uma alternativa mais prática para matar a vontade é a pizza de batata.
Trata-se de uma versão feita com batata asterix cozida, espremida e misturada a um pouquinho de farinha, ovos, fermento e sal. Se for do gosto do cozinheiro e do freguês, alho e parmesão entram junto para dar mais sabor.
A receita, cedida a Nossa pela cozinheira Lela de Vincenzo, é prática — leva só uma hora — e versátil, já que a cobertura pode ir além da básica combinação de mussarela, tomate e orégano.
Confira o passo a passo completo clicando na imagem abaixo:
Receita de vó
Lela compartilha com quase 400 mil seguidores os pratos que faz em casa para comer com o marido. Ela cozinha, tira fotos, divulga as receitas e responde às dúvidas e aos comentários dos aprendizes a cozinheiros.
A produção de conteúdo dessa pizza, porém, seguiu um processo diferente. Seus pais viram potencial na receita herdada da avó e registraram o passo a passo para que a filha colocasse nas redes sociais.
Eu fiz um vídeo explicando e publiquei o material deles. Todo mundo acabou chamando a receita de pizza da "vó" Nena".
Conteúdo fake? Nem pensar
A família cultiva um carinho pelas panelas, mas foi na Europa que Lela aprendeu a cozinhar profissionalmente. Na Suíça, cursou hotelaria e, na França, gastronomia. Mais especificamente na prestigiada Le Cordon Bleu, de Paris.
Ao retornar para o Brasil, trouxe o aprendizado na bagagem e colocou os dotes em prática no restaurante que abriu com a família em São Sebastião, litoral de São Paulo. Chamado Maria Farinha, o estabelecimento teve vida breve: funcionou de 2004 a 2006.
"É muito difícil manter um restaurante que só opera de verdade na temporada. Me desencantei e voltei para São Paulo".
Na capital paulista, entrou na equipe de administração de uma multinacional, onde trabalhou o atual marido — seu principal freguês e incentivador. "Sempre postava meus jantares no Facebook e ele sugeria que eu criasse um blog. Tinha preguiça de escrever a receita".
O plano foi colocado em ação depois de Lela pedir demissão da empresa. O blog nasceu em 2013 e recebeu o nome de "Jantinha de Hoje". Ao longo de oito anos, foram ao ar mais de 8.500 receitas.
Mesmo depois de tanto tempo, o projeto se mantém fiel ao que promete: tudo que aparece nas redes sociais é, de fato, o que está no prato do casal que, agora, tem um filho.
Coloco o que a gente gosta de comer. Não faço simplesmente para postar".
"Quando conheci outros produtores de conteúdo, vi que todo mundo era bem regrado. Fazem tantos posts por dia, com hora marcada e tudo. Já eu sou meio rebelde. Sempre quis fazer na hora que eu queria. Não tenho regra para nada".
O trabalho descontraído e verdadeiro rendeu uma série de comidas boas e uma conexão real com os seguidores. "Meu marido não gosta de berinjela e todo mundo sabe que eu só faço quando ele viaja. Quando posto, logo já me perguntam se ele não está".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.