Pão de mel além do básico: receitas do doce vão de pudim a milk-shake
Comum em padarias, mercadinhos e confeitarias, o pão de mel ficou conhecido no Brasil como um doce individual, de massa enriquecida com sabor de especiarias e mel e envolto de chocolate.
No recheio, brilha o doce de leite — de preferência, em quantidade generosa. Mas a receita não nasceu aqui. Uma versão da história conta que o doce original é europeu.
Inicialmente, era feito de mel, farinha de trigo, manteiga, ovos e especiarias. Felizmente, não demorou para que os cozinheiros de lá percebessem que adicionar um banho de chocolate preserva a umidade da massa por mais tempo e, de quebra, dá um sabor atrativo.
Na Rússia, também há registros de pão de mel. Chamado de pryanik, era composto de farinha, mel e sucos de frutas. Pela influência da Índia e do Oriente Médio, a receita foi incorporando aos poucos especiarias como canela e gengibre.
Como toda sobremesa adorada no Brasil, ficar no básico não é suficiente. Há adaptações aos montes para variar o formato e o gosto do doce. Pensando nisso, selecionamos receitas que vão deixar todo louco por pão de mel com água na boca.
Pão de mel de colher
A massa, o chocolate e o doce de leite estão presentes, só que organizados diferente do comum: dentro de um pote. Feito para comer de colher, rende até um presente no estilo do it yourself (faça você mesmo).
Pudim de pão de mel
Trata-se de uma receita bem simples, na qual todos os ingredientes entram no liquidificador. O mel, as especiarias e o chocolate deixam a pedida com gostinho de pão de mel.
Bolo de pão de mel
A receita preparada com leite condensado e mel promete uma textura agradável e leva no topo chocolate derretido.
A versão sem glúten usa farinha de amêndoas no lugar do trigo.
Milk-shake de pão de mel
No pão de mel "de beber", o sorvete de creme vai ao liquidificador com mel, canela, achocolatado e água. Não tem erro.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.