Aéreas trocam aviões por trem em viagens curtas dentro da Europa
Na Europa, a substituição de voos de curta duração por viagens de trem vem ganhando força nos últimos tempos. Fortemente atrelada à tentativa de reduzir as emissões de carbono, empresas e companhias têm trabalhado essa questão com mais intensidade.
Além dessa substituição, também é possível integrar a viagem entre os dois modais. Compra-se, por exemplo, uma passagem para um aeroporto de uma região central e, no mesmo bilhete, está inclusa a passagem para outra localidade do país viajado, mas de trem.
Na Alemanha, que tem uma sólida malha ferroviária, a ligação de voos com transporte sobre trilhos já é comum. E essa prática deve aumentar no país, que anunciou recentemente investimentos de 86 bilhões de euros (R$ 546 bilhões) em suas ferrovias.
Em abril de 2021, legisladores da França votaram para banir os voos em trechos que podem ser feitos em duas horas e 30 minutos ou menos de trem (ou outro transporte público). Voos de conexão estão fora dessa regra, mas rotas como a que existe entre Paris e Nantes, e Lyon e Bordeaux, serão afetadas caso a medida passe no Senado francês.
Veja abaixo algumas empresas onde é possível integrar avião e trem.
Air France
A companhia francesa já vem se antecipando à medida de restrição de rotas com o objetivo de reduzir as emissões de gás carbônico em até 50% até 2024 nos voos dentro do país. Para quem parte do Brasil com destino à França pode escolher conexões via trem partindo do aeroporto Charles de Gaulle (Paris) com rumo a Estrasburgo, Le Mans, Lyon, Nantes, entre outras cidades.
Nos voos que chegam ou partem do aeroporto de Orly, também em Paris, a Air France garante a integração com a estação de trem de alta velocidade de Massy gratuitamente via táxi aos seus passageiros. Mas, para que a segunda etapa da viagem, seja trem ou avião, tenha validade, é preciso realizar a anterior, caso contrário, o bilhete perde a validade.
Já se o passageiro perder o trem ou o avião devido a um atraso no transporte na etapa anterior, a empresa garante a remarcação gratuita para a próxima viagem disponível.
Mais informações: https://www.airfrance.com.br/BR/pt/local/resainfovol/avion_train/reservation_avion_train_tgvair_airfrance.htm
American Airlines
A companhia americana oferece integração com trechos de trem de alta velocidade nos seus voos com destino à Alemanha. Com a empresa, é possível circular entre os aeroportos de Frankfurt e Munique e as milhares de estações ferroviárias no país europeu pagando apenas a passagem aérea.
Embora não tenha voos diretos do Brasil para a Europa com a companhia, é possível utilizar a integração, mas com escala nos EUA antes.
Mais informações: https://www.aa.com/i18n/plan-travel/rail-and-fly.jsp?locale=en_DE
Lufthansa
O sistema operado pela companhia alemã é bem similar ao da Air France: o passageiro escolhe a origem e o destino do voo, que pode ser um aeroporto ou uma das 17 estações de trem do serviço Lufthansa Express Rail.
Algumas das cidades com rotas de trem de alta velocidade disponíveis para integração com o meio aéreo são Frankfurt, Hannover, Leipzig, Dortmund, Dusseldorf, Sttutgart, entre outras. Essas conexões também estão disponíveis partindo do aeroporto de Guarulhos, em São Paulo.
Mais informações: https://www.lufthansa.com/de/en/lufthansa-express-rail
TAP
Quem voar com a TAP tem um leque amplo de integração entre avião e trem nos diversos países nos quais a companhia opera. Por meio de uma parceria com a AccesRail, é possível combinar o modo aéreo com o ferroviário na Europa e em diversos locais do mundo.
Quem parte de São Paulo e quer visitar Florença, por exemplo, pode voar até Lisboa (Portugal) e, após uma escala, pegar o trem até a cidade italiana. Na Europa, a integração dos voos da TAP inclui, além da Itália, Alemanha, Áustria, Bélgica e Países Baixos, Reino Unido e Suíça.
Mais informações: https://www.flytap.com/pt-br/outras-reservas/viaje-para-a-europa-de-aviao-e-trem?accordionid=dc5ef040-44d1-4a5e-bccb-890ffa76a750
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.