Menu histórico de restaurante de 1913 é descoberto em reforma na Inglaterra
Um cardápio datado de 1913 foi descoberto por construtores em Liverpool, na Inglaterra, durante a reforma de um edifício na cidade. O arquivo histórico da gastronomia local caiu do teto e, embora desgastado pelo tempo, está com a leitura intacta.
Com a marca "Yamen Café and Tea Rooms", o documento estava entre uma série de artefatos descobertos nas vigas do café Leaf na Bold Street, centro de Liverpool. Outros itens incluíam um chapéu de garçom com "Yamen" bordado na aba, instruções para o jogo de cartas inglês de uíste e garrafas.
A fundadora do café Leaf, Natalie Haywood, disse que a descoberta foi "alucinante" e quase "assustadora" — uma vez que a proprietária, assim como seu antecessor há mais de 100 anos, vende chás especiais.
O menu listava chás russos, indianos e chinês. Além desses, pratos como lagosta, espaguete, vitela, bolinhos de banana, linguado e pães também faziam parte dos serviços do "Yamen Café and Tea Rooms".
A grande variedade no cardápio pode indicar que o restaurante funcionava em uma época em que Liverpool era uma agitada cidade marítima, opinou Natalie Haywood.
"Naquela época, Liverpool era muito rica e uma grande porcentagem do tráfego marítimo mundial passava pelo porto", disse ela à CNN.
A descoberta, para a proprietária atual do local, pode ter sido deixada lá propositadamente, para que fosse descoberta no futuro. Natalie espera exibir os itens descobertos em seu café e irá adicionar permanentemente dois itens listados no documento, o e cozido irlandês e o rarebit galês — um molho à base de queijo e manteiga, servido sobre torradas e apresentado como entrada.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.