Shorts legging vai além do universo esportivo e vira tendência para homens
As jaquetas corta-vento e as calças jogger já mostraram para o que vieram nesses últimos meses, tornando-se itens desejados dos guarda-roupas, fossem eles masculinos ou femininos. E quem também não vai ficar de fora desse pacote, aparentemente, são os shorts legging de ciclismo, ou "biker shorts", como também são chamados.
Mais comumente usada por mulheres, combinadas com moletons e camisas oversized e vestidos por celebridades como Emily Ratajkowski, Kendall Jenner e Bella Hadid, a peça foi adotada como uma tendência para a primavera-verão 2021. Prova disso foram os desfiles das marcas MSGM, Louis Vuitton e Prada para a apresentação das coleções masculinas.
Qual o significado delas na moda?
Para a francesa Louis Vuitton, a ideia é fazer uma conexão com o público mais jovem, como a Geração Z, criando roupas fora do padrão, usando, por exemplo, couro fino feito para parecer plástico — e criar uma aparência moderna de como as futuras gerações vestirão, principalmente, o que fizer delas original.
Essa elaboração aconteceu, em 2017, nas mãos de Kim Jones, que deixou o cargo de diretor criativo do masculino da Louis Vuitton em 2018. Atualmente, ele assume as coleções da italiana Fendi.
Mas foi (finalmente) nos últimos dois anos que o shorts e as bermudas de ciclismo começaram a animar o lado masculino para adquirir um valor fashion. Para o outono-inverno 2020-2021, a Vetements apresentou uma versão preta simples. Neste verão, foi a vez da Martine Rose, MSGM e Prada agarrá-los e elevá-los ao posto de estrela da temporada.
MSGM
Primavera/Verão 2021
Martine Rose
Primavera/Verão 2021
Prada
Verão 2021
Como usar e onde encontrar?
A dica para usar a bermuda legging no dia a dia é se inspirar nos visuais das famosas — sim, das mulheres. As combinações com a peça ficam interessantes quando são contrastados os volumes entre a parte de cima e a parte debaixo do look.
Uma camisa de alfaiataria oversized, as jaquetas puffers, que também aparecem como uma das principais tendências desse ano, e quaisquer outras combinações que criem esse efeito dúbio no visual.
"É normal que muitos homens ainda enfrentem dificuldades para usar as peças leggings porque elas podem marcar muito", comenta o consultor de estilo Eric Ferraz para Nossa, que dá uma dica: "Além das roupas mais largas por cima, que ajudam a disfarçar, roupas íntimas mais espessas podem adicionar um tom de conforto".
Para encontrar essas peças no Brasil, as lojas de vestuário esportivo podem ser adequadas para opções mais básicas. Aconselha-se também procurar lojas femininas ou voltadas à moda agênero, como a Baw Clothing. Por lá, versões coloridas e tie-dye estão disponíveis para compra por R$ 49,90 até R$ 149,90, sendo esse último preço para os shorts mais customizados.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.