Por que você deve evitar café ou chá servidos em viagens de avião
As viagens de avião podem ser cansativas. Logo, aquele café ou chá servidos pelos comissários de bordo podem ser muito pertinentes durante o trajeto. No entanto, de acordo com uma comissária de bordo no TikTok e um estudo feito por uma instituição de saúde norte-americana, talvez não seja muito saudável aceitar ambas as bebidas.
No TikTok, Kat Kamalani, que ficou conhecida por revelar os segredos dos voos, comentou em um vídeo da plataforma que a maioria dos tripulantes de avião não bebe bebidas feitas com água do avião. Isso porque, segundo ela, o líquido em questão não vem de uma garrafa filtrada, mas da torneira da aeronave.
"Regra número um: nunca consuma qualquer líquido que não esteja em uma lata ou garrafa", disse Kamalani no vídeo, que já ultrapassou mais de 500 mil curtidas na rede social.
A comissária de bordo Kamalani também relacionou a qualidade da água à raridade com que as máquinas de água quente são limpas, como contou ao site "Insider". No TikTok, a profissional incentivou as pessoas a evitar café e chá, já que as máquinas "raramente são limpas, a menos que estejam quebradas".
Perigo estudado
O conselho da comissária deve ser levado a sério. Uma pesquisa publicada pelo Hunter College NYC Food Policy Center de Nova York, nos EUA, e o site DietDetective.com examinou os padrões da Agência de Proteção Ambiental, para segurança hídrica, e descobriu que "muitas companhias aéreas provavelmente fornecem aos seus passageiros uma água que não é saudável".
Depois de analisar 11 grandes companhias aéreas internacionais e 12 companhias aéreas regionais dos Estados Unidos, o estudo descobriu que sete das companhias aéreas internacionais e quase todas as regionais usavam água de baixa qualidade para produzir cafés e chás.
Em uma amostra anterior da Agência de Proteção Ambiental, de 2004, de 158 aviões analisados, 13% continham a bactéria coliforme — que pode causar problemas sérios de saúde ao afetar o intestino grosso, como cólicas graves e diarreia hemorrágica.
Em entrevista ao NBC 5, Cedric Spak, especialista em doenças infecciosas do Baylor University Medical Center, aconselhou as pessoas com sistema imunológico comprometido a evitar bebidas como o café e o chá durante o voo.
O profissional também observou que os pais deveriam "pensar duas vezes" antes de encher a mamadeira com água da torneira do avião.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.