Cinza, roxo e rosa dominam apê masculino de 36 m² no Rio de Janeiro
A pandemia alterou muitas rotas. A do advogado Oberdan de Castro, 36 anos, estava entre Goiânia e São Paulo, onde mora — mas se desviou bastante para o Rio de Janeiro nas férias e fins de semana, nos últimos tempos. Então, por que não ter um apartamento por lá? Em Ipanema, este apartamento de 36 m² surgiu e se tornou um refúgio, pelo menos até o fim deste ano.
O apê compacto precisaria de um bom projeto para render centímetros preciosos e funcionais ao dia a dia. Aqui entra o arquiteto carioca Rodolfo Consoli, de 29 anos: neste primeiro projeto em carreira solo, ele atuou desde a compra, ajudando a encontrar o imóvel, negociando o valor e desenhando os interiores.
Na reforma total, o profissional providenciou um segundo banheiro para visitas abrindo um espaço entre a sala e a cozinha, tornou possível uma cama grande no quarto e um sofá na sala que se torna cama de hóspedes quando preciso.
A base neutra cinza em todo o apartamento recebe cores em alguns detalhes. Na cozinha, os azulejos em tom rosa antigo são um dos pontos altos. Ainda assim, o clima é de um apê urbano, masculino, com toques industriais e leve para viver em clima de férias. Afinal, é o que o Rio inspira, sempre.
Boas ideias do apê de Oberdan
- Os ambientes integrados têm materiais de fácil manutenção e móveis versáteis para receber os amigos, como Oberdan gosta.
- Um grande aparador projetado por Rodolfo Consoli com concreto armado se estende ao longo de toda a parede da sala, servindo de apoio de bar e assento extra para receber vários convidados ao mesmo tempo.
- No quarto, o guarda-roupas em volta da cama deu fluidez à circulação. Ótima ideia para quem tem pouco espaço.
- Na iluminação da sala, trilhos com spots dão um ar urbano e são ótima alternativa para criar um clima, com bom custo-benefício.
- A mesa redonda na sala de jantar torna mais fácil a circulação de pessoas. Há poucas cadeiras ao redor, mas é possível acrescentar mais convidados em banquinhos ou pufes.
@s que me inspiram
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.