Como fazer a fondue de queijo perfeita para os dias mais friozinhos
Não tenho panela própria, o que eu faço? Qual queijo fica bom? Essas são algumas das perguntas que surgem quando o assunto é fondue, um dos pratos mais adorados pelos brasileiros quando a temperatura começa a baixar.
O chef Guga Rocha, do "Hoje em Dia", da Record, revela a Nossa os truques e uma receita "universal" para reproduzir a iguaria em casa sem erros.
Como combinar os queijos?
A combinação de queijos é fundamental para o sucesso da fondue. A versão clássica une Emmenthal e Gruyère. Para alterá-la, você precisa pensar em dois fatores: sabor e textura.
Para cumprir o primeiro requisito, pode ir de acordo com o seu gosto. Já para garantir a textura a sugestão é apostar em um queijo curado, que derrete uniformemente. Entre os exemplos estão Golda, Provolone e Raclete.
Queijo da Serra da Canastra curado e Pardinho, do interior de São Paulo, vão bem para deixar a fondue com um toque de brasilidade.
Vale colocar álcool?
Sim, é importantíssimo. O álcool impede que a fondue talhe e ajuda os queijos a derreter. Geralmente, usa-se vinho branco seco, cuja acidez equilibra a gordura do prato.
Adicionar um outro álcool mais forte é comum na Alemanha e na Suíça. Eles colocam Kirch, um destilado de cereja que pode ser substituído por vermute, gim ou cachaça.
Quem não tem a panela própria, consegue improvisar?
O rechaud é importante pelo fogareiro acoplado que permite a mistura continuar numa temperatura agradável. Se não tiver não tem problema: Derreta os queijos no fogão, dando preferência para as panelas que retenham bem o calor, como ferro e cobre.
A pedida esfriou ao decorrer do jantar? É só aquecer a fondue novamente em fogo baixo para não queimar.
Se ficar muito líquido, tem como engrossar?
Sim. Pode colocar uma colher de amido de milho, polvilho doce ou polvilho azedo. Outra opção, usada na Europa, é colocar pão branco triturado abem fininho.
Tem algum segredinho extra?
Pegar um alho, cortá-lo ao meio e esfregar no fundo da panela. Essa técnica dá sabor e perfume para o preparo.
Passo a passo
- Rendimento: 2 a 3 pessoas
- Tempo: 40 minutos
INGREDIENTES
- 400 gramas de queijo ralado, sendo 200 gramas de cada tipo (por exemplo: Serra da Canastra curado e Gruèyre)
- 1 dente de alho
- 150 mililitros de vinho branco seco
- 1 shot de destilado (Kirch, gim, vermute ou cachaça)
- 1 colher de chá de amido de milho
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
MODO DE PREPARO
Esfregue o dente de alho no fundo da panela, coloque o vinho e espere começar a ferver. Quando isso acontecer, comece a adicionar os queijos aos poucos.
Espere sempre derreter antes de colocar outra leva de queijo. Enquanto isso, mexa a mistura fazendo movimentos uniformes, em "8" ou em círculo. O objetivo é o queijo não grudar na panela.
Dilua o amido de milho no destilado e adicione à mistura. Tempere com sal e pimenta a gosto. Transfira o creme para o rechaud ou sirva na panela mesmo.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.