Frufru de cabelo vira acessório de luxo e chega a custar R$ 5 mil
O poder de um bom acessório, ou statement como também é chamado no mundo da moda, está em sua habilidade de ser marcante e se destacar no look, transformando um visual que poderia ser básico em uma produção fashionista. É assim com bolsas, sapatos, chapéus, óculos, colares, lenços, brincos e, por que não, uma scrunchie?
Este elástico de cabelo superpopular nos anos 80 e 90 ressurgiu como uma tendência nostálgica nos últimos anos e agora virou aposta de várias grifes de luxo. Versace, Celine, Fendi, Burberry, Valentino, Chanel, Louis Vuitton, entre outras marcas lançaram suas versões do acessório, mas são os modelos da Prada que se destacam no quesito desejo — e fotos instagramáveis!
Cristais e Nylon
Em sua coleção de Primavera Verão 2021, a Prada lançou um elástico de cabelo em cetim coberto com cristais e decorado com seu logotipo triangular esmaltado. O item, que é facilmente encontrado em posts de fashionistas no Instagram, está disponível no Brasil e custa R$ 4,9 mil.
O nylonc da famosa bolsa mini Shoulder Bag Saffiano, lançada em 2005 e reeditada atualmente pela grife italiana, também aparece em outra opção de scrunchie, que custa R$ 1,7 mil. O material, batizado de Re-Nylon, é obtido por meio da reciclagem e purificação de resíduos coletados de oceanos, redes de pesca e fibras têxteis. Seja usado para amarrar o cabelo ou como um bracelete, o destaque do acessório fica sempre na aplicação do logo da marca.
Couture scrunchie
Em outubro de 2020, a Celine apresentou seu desfile da coleção de Verão 2021 e elevou as scrunchies a outro patamar.
Hedi Slimane se apropriou do velho hábito que muita gente tem de deixar um elástico disponível em volta do pulso para prender os cabelos a qualquer momento e transformou o acessório em uma bijouteria de luxo.
Modelos estampados com correntes douradas e até uma versão glam disco apareceram usados como pulseiras e braceletes na composição dos looks.
Mais um exemplo de que a scrunchie é um item que está sendo explorado com mais atenção no mercado de luxo vem da Hermès. A marca francesa transformou seus tradicionais lenços de seda estampados em scrunchies que conquistaram os pulsos dos influenciadores da Geração Z, como Lisa, do grupo de K-Pop Blackpink. A cantora de 24 anos postou uma foto em seu perfil do Instagram usando uma scrunchie Hermès e alcançou quase 7 milhões de likes.
Breve história da Scrunchie
O acessório já passou por altos e baixos antes de alcançar o mercado de luxo. Em 1987, a cantora e pianista americana Rommy Revson patenteou o primeiro protótipo da scrunchie.
O tecido foi a alternativa que ela encontrou para os laços de cabelo de plástico e metal que quebravam e danificavam seus fios de cabelo e o formato foi inspirado no cós de uma calça de pijama. Vale lembrar que na década de 1980, cabelos compridos e volumosos estavam na moda e o frufru oferecia às mulheres uma maneira de prender os cabelos sem danificá-los. A ideia agradou Madonna e outras celebridades da época e a tendência se espalhou.
Nos anos 1990, a scrunchie marcou presença nos penteados de personagens icônicos como Cher, interpretada por Alicia Silverstone em "As Patricinhas de Beverly Hills" e Phoebe Buffay nos primeiros anos da série "Friends". A febre das scrunchies não resistiu aos anos 2000 e contou com a desaprovação de Carrie Brasdhaw, a musa fashionista de "Sex and the City", vivida por Sarah Jessica Parker.
Seu retorno ao mundo da moda se deu depois do destaque que o item recebeu na coleção Resort 2018 da Balenciaga. A chouchou, como é conhecida a scrunchie em francês, voltou a chamar atenção e começou a aparecer nos looks das celebridades como Bella Hadid e Hailey Bieber.
Dos desfiles de moda às produções no TiKTok, como peça-chave do estilo VSCO girl, da Geração Z ou no look da primeira-dama dos Estados Unidos, Jill Biden, a scrunchie está em todos os lugares. Seja usado no cabelo ou no pulso, o reinado do acessório parece não ter hora para acabar.
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