Em 40 m², este apê em Copacabana se renovou com leveza e cores suaves
É uma nova fase na vida de Rozania Martins. Nesse tempo, não fazia mais sentido morar na casa enorme, na Zona Oeste do Rio de Janeiro - e às vezes a vida pede soluções radicais. Em Copacabana, este apartamento de 40 m² era próximo do mar e da morada do filho. Exigia apenas uma boa adaptação para encaixar tudo nos devidos lugares.
A mudança total na planta do apê foi resolvida pelo arquiteto Gustavo Passalini (@GPassaliniArquitetura), que integrou cozinha e sala, fez um banheiro canadense (com entrada pelo quarto e pela sala), criou um quarto de hóspedes e um espaço para home office. "Ela queria uma casa com muita cor, alegre, prática, com atmosfera jovial. A inspiração sempre vem do morador", conta Gustavo, que atendeu prontamente.
Uma boa aposta de Gustavo foi dar unidade visual ao apartamento, usando em todos os cômodos tonalidades na mesma sintonia. Isso significa harmonia e suavidade, que dão a sensação de um espaço coeso e maior. "A mesma madeira é usada em todos os lugares. As cores, por mais que sejam diferentes, estão na mesma temperatura e são complementares", explica.
É claro, orquestrar todo o acervo da moradora rendeu um desafio daqueles. "A Rozania veio de uma casa grande, com muitos itens. Nesse caso, foi necessário desenvolver um projeto de marcenaria muito bem pensado, com bastante espaço de armazenamento", conta. Valeu a pena.
Boas ideias do apê de Rozania
- Cores bem dosadas. A base neutra criada permite liberdade no décor, inserindo objetos, almofadas, tapetes e até revestindo móveis com cores mais vivas, sempre que a moradora quiser.
- Móveis sob medida. Em espaços pequenos, toda metragem vale ouro. A mesa de jantar foi desenhada pelo próprio arquiteto, sob medida para o pequeno espaço. Isso ajuda na fluidez da sala.
- Estante aérea. Ela ajuda a guardar objetos e livros sem ocupar espaço. Vazada, ainda garante leveza visual. Acima da TV, a prateleira é outra que rende lugares para plantas e quadros.
- Atenção aos acessórios. Na integração entre cozinha e sala, a pia fica em evidência. O cuidado com tudo o que vai aparecer nessa cena é essencial: aqui, Gustavo apostou em uma torneira diferente, de desenho leve, o que fez muita diferença.
- Efeito de janela. O espelho redondo é uma ótima alternativa para ampliar o espaço com estética. A sensação é de ter uma janela, pois a luz se dissemina ainda mais pelo ambiente.
- Espaços inteligentes. No quarto de hóspedes, sob a cama há lugar para guardar lençóis, edredons e toalhas, economizando armários da casa.
@s que me inspiram
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.