Como deixar o bolo fofinho e macio: 5 segredos para não errar
Um dos maiores desafios de quem se propõe a fazer um bolo é acertar a textura. Os que costumam agradar mais gente são aqueles bem fofinhos, com direito a muitas microbolhas de ar.
O confeiteiro Igor Rocha, que tem mais 3 milhões de seguidores no Instagram, revelou aos seus "pupilos" digitais cinco segredos que vão ajudar a chegar nesse desejável resultado.
Confira os truques a seguir:
- Siga sempre as medidas propostas pela receita, medindo com uma balança ou com xícara, copo, colher e os demais utensílios colocados nas coordenadas;
- Dê preferência para usar ingredientes em temperatura ambiente. Ou seja, vale tirar ovo, manteiga e leite da geladeira um pouco antes de começar a receita;
- Assim como explicamos em Nossa, preaquecer o forno é essencial para garantir uma temperatura estável. Cerca de 15 minutinhos antes de levar o bolo ao forno é o suficiente;
- Na hora de misturar os ingredientes, não se empolgue. A proposta é sempre tornar o líquido homogêneo. Quando isso acontecer, pare de mexer.
- Segure a ansiedade e não abra o forno antes do bolo crescer (em geral, leva 30 minutos). Acenda a luz e veja a sua "cria" pelo vidro.
Extra!
Você sabe o que fazer para cortar um bolo retinho de todos os lados? Pois o segredo, segundo o Igor, está em aquecer a faca antes de partir cada fatia.
Para testar
Quer aprender a receita do pão de ló, o mais clássico dos bolos? Confira o passo a passo:
Esta receita realmente não leva fermento. A última etapa, da mistura final do trigo, deve ser feita com delicadeza, apenas para deixar a mistura homogênea — sem exageros, como indica Igor. Isso garante o bolo crescido e fofo, mesmo sem fermento.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.