Tiramisù combina sabores e texturas: 9 dicas para acertar no doce italiano
O tiramisù é uma sobremesa italiana bastante famosa e é uma espécie de pavê cujos ingredientes principais são o mascarpone, o café e o chocolate. A tradução do doce já indica o seu sabor: "que te faz levantar". Além de ser considerada uma sobremesa altamente energética, conta com itens básicos para o seu preparo.
"Leva ingredientes simples e ao misturar tudo há uma explosão de sabores, aromas e texturas incrivelmente marcantes para o paladar. É um sabor único: é bastante suave por conta do creme leve de mascarpone e marcante por conta do café. Por isso, harmoniza muito bem após qualquer tipo de refeição", destaca Bruna Calderon, chef de cozinha.
Para a especialista, o tiramisù é bastante fácil de ser preparado. No entanto, algumas pessoas podem ter dificuldade de encontrar o queijo mascarpone, que dá o toque especial na sobremesa. "Quem deseja impressionar os convidados pode fazer tranquilamente o tiramisù, mesmo sem experiência na cozinha. Basta seguir o passo a passo da receita", completa Calderon.
A seguir, veja algumas dicas para não errar na hora do preparo e algumas sugestões de receitas.
1. Invista no queijo mascarpone
O ingrediente mais importante do tiramisù é o queijo mascarpone, um produto italiano bastante suave, mas que possui gorduras. O sabor é extremamente delicado e a textura é muito cremosa. Substituir o queijo mascarpone por cream cheese, creme de ricota ou uma versão caseira do queijo compromete o sabor da sobremesa.
2. Café forte é o ideal
Outro erro comum é usar café muito ralo. O ideal preparar uma bebida bastante encorpada, algo como um expresso ou um ristretto. Isso garante que o aroma e o sabor do café se transfiram para o biscoito e se mantenham presentes na sobremesa.
3. Cacau amargo para equilibrar
Na hora de finalizar, a receita original pede que seja salpicado cacau em pó na sobremesa. Mas, é importante que o chocolate seja amargo ou meio amargo para contrastar com o sabor doce.
4. Atenção para os ovos
Geralmente, quando as gemas são batidas com o açúcar na batedeira, elas perdem o odor de ovo. Mas, para quem não suporta esse cheiro, a dica é retirar as películas das gemas com uma peneira.
5. Consistência do creme
O creme do tiramisù precisa ser bastante consistente. Por isso, é fundamental seguir a proporção dos ingredientes e também bater as gemas com açúcar em uma batedeira. Após o creme ficar bem aerado, vá adicionando o queijo mascarpone e mexa de forma delicada até incorporar as duas misturas.
6. Biscoitos sempre champanhe
Na hora de escolher o biscoito para a receita, opte sempre pelo tipo champanhe. Isso porque eles absorvem mais os líquidos e deixam o tiramisù mais suave. Outros biscoitos podem precisar de mais café para umedecer, o que compromete o sabor.
7. Na hora de umedecer os biscoitos
Umedeça os biscoitos rapidamente para que eles não quebrem ou fiquem muito moles. Molhe apenas um lado do biscoito na mistura com café e coloque o lado umedecido virado para cima da travessa.
8. Montagem certeira
Se atente para a montagem da sobremesa: comece fazendo uma camada de biscoito umedecida, forrando o fundo da travessa. Em seguida, coloque o creme de forma generosa. Repita o processo algumas vezes. Não se esqueça de finalizar com uma camada de creme e polvilhar cacau em pó para dar um toque a mais e ainda decorar o tiramisù.
9. Paciência antes de servir
Após finalizar a montagem, é importante deixar a sobremesa gelar por pelo menos 2 horas antes de servir. Mas, para chegar à consistência ideal, a recomendação é deixar na geladeira por 24h. Vale a pena se organizar e preparar o tiramisù um dia antes.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.