Thaynara OG é uma das influenciadoras brasileiras responsáveis por levar a cultura do Maranhão para o resto do Brasil. O início, há longos anos, enquanto postava vídeos no Snapchat, hoje se transformou em uma carreira bem-sucedida, incluindo o São João da Thay, um dos maiores eventos da região Nordeste, organizado por ela.
"Eu faço isso para enaltecer a nossa cultura local", conta ela em entrevista para Zeca Camargo, no "Brasil com Zeca", programa de Nossa no Canal UOL.
Sua aparição na internet, e respectivo sucesso, aconteceu de forma despretensiosa, como conta para o apresentador. "Eu era do Direito, mas a minha vida me levou para o esquerdo", brinca ela no bate-papo. Já são seis anos em que Thaynara compartilha seu dia a dia com os mais de 4,5 milhões de seguidores que acumula no Instagram — desde conselhos amorosos até acontecimentos cotidianos.
"A primeira crítica [de haters] que recebi foi muito difícil, porque você fica com vergonha de fazer o que faz. Pensa em desistir", relembra. "Com o tempo, eu fui entendendo que, todo mundo que é exposto, sofre. A gente tem que prestigiar quem prestigia a gente. Além, é claro, de muita terapia".
Muita gente só vê o glamour na internet, como mimos e viagens, mas tem a parte não tão positiva: você pega sua saúde mental e joga no mundo para darem martelada".
Tais "marteladas", citadas pela influenciadora, recentemente têm sido mais presentes, desde que começou a se posicionar de forma política — algo não tão comum ao longo da sua carreira.
"Hoje, o Brasil está em uma situação em que não é sobre se posicionar e ser de algum partido. É questão de humanidade", opina. "Se eu me posiciono hoje, é porque eu sou contra um governo contra a vida. Aos poucos fui mudando e hoje não me calo em posição a isso".
Eu acho que a principal mensagem é ser você mesmo. Na internet, vemos tanta vida fake, que se focarmos só na perfeição, a gente pira. Começa uma comparação com a vida do outro e nos sentimos mal. Atualmente, a gente segue pessoas com quem nos conectamos. Vê verdade. Esse é meu objetivo".
Uma dos "cactos" de Juliette
Quando questionada por Zeca Camargo sobre uma personalidade brasileira atual que merece o seu like, Thaynara responde sem titubear: "Juliette". A vencedora da 21ª edição do Big Brother Brasil, para a influenciadora, é de extrema importância.
"Ela representa o Nordeste", comenta. "A gente se orgulha".
Sobre os artistas maranhenses, Alcione aparece entre uma das favoritas da influenciadora, que não deixa de citar outros nomes da região, como o ator Romulo Estrela e a drag queen Pabllo Vittar: "O Maranhão é uma terra de vários artistas", complementa.
Amiga de diversas celebridades atualmente, Thaynara relembrou a primeira vez que ganhou repercussão nas redes sociais da atriz Camila Queiroz.
"Eu lembro que a primeira pessoa famosa que me divulgou foi a Camila Queiroz", conta. "Na época, ela fazia a Angel na novela [Verdades Secretas]. Pensei: 'Meu Deus. ela me notou'. Hoje, nós temos uma amizade, que começou no Snapchat. Depois teve Hugo Gloss, Fernanda Souza, Bruna Marquezine Uma galera!".
Maravilhas conterrâneas
Entre as dicas para os viajantes, que decidirem ir até o Maranhão, quando viajar voltar a ser uma realidade mais presente, Thaynara reforça seu amor pela cidade de Alcântara, citando o município na pergunta pingue-pongue de Zeca Camargo sobre "uma cidade maranhense que recebe menos likes do que merecia".
"Alcântara é um lugar que você pode ir de barco, leva umas duas horas. Lá é uma cidade que respira história", opina.
São Luís também não pode ser deixada de lado, como a influenciadora explica: "O entro histórico é cheio de influência portuguesa e francesa. Você vai para a Europa sem precisar pagar uma passagem para lá", brinca.
Por fim, Thaynara faz questão de desmistificar os preconceitos que cercam a região do Nordeste.
"Nunca imaginei que, fora desse eixo sul e sudeste, eu ia ganhar tanta proporção. Um dos meus objetivos sempre foi desmistificar preconceitos com o Maranhão. Acham que não tem nada, só pobreza e miséria. A gente tem muito a mostrar e despertar da curiosidade do brasileiro".
É bacana pois acabamos desmistificando vários preconceitos. Não é porque você é de determinada região, que é menos capaz. Com o tempo e a própria trajetória, se prova o contrário."
Anota aí
Brasil com Zeca vai ao ar toda sexta-feira, às 19 horas, no Canal UOL e no YouTube de Nossa, onde você também pode maratonar todos os episódios. Também confira conteúdos extra nas redes sociais de Nossa: Instagram, Twitter, e Facebook.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.