Com menos de 2 cm, nova espécie de sapo é descoberta na Serra do Mar de SP
Uma nova espécie de "sapinho-pingo-de-ouro" acaba de ser descoberta na Mata Atlântica, no trecho paulista da Serra do Mar.
Segundo comunicado da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do estado, até agora, eram conhecidas apenas cinco espécies do animal, que possui placas fluorescentes na região da cabeça e do dorso.
A descoberta do sapo foi ainda mais elogiada pela dificuldade de visualizar o anfíbio, que tem menos de 2 centímetros quando adulto.
O sapinho-pingo-de-ouro vive entre altitudes de 700 a 1000 metros acima do nível do mar, em matas que são frequentemente tomadas por nevoeiros, típicos na região da Serra do Mar paulista.
A nova espécie pode ser encontrada em diversas Unidades de Conservação localizadas nas margens das regiões metropolitanas de São Paulo e da Baixada Santista. A Secretaria de Meio Ambiente ainda destacou que "a descrição de uma nova espécie de vertebrado reforça ainda mais a importância das Unidades de Conservação nas áreas urbanas e periurbanas".
O estudo que encontrou a nova espécie foi liderado pela pesquisadora da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Thais Condez, e contou com a participação e co-autoria do biólogo Leo Malagoli, gestor de Unidades de Conservação da Fundação Florestal de São Paulo.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.