Deu medo? Turistas se deparam com onça descansando em passarela em MS
Uma onça-pintada descansava em uma passarela que liga trilhas da Fazenda San Francisco, no pantanal de Mato Grosso do Sul, quando recebeu a "visita" ilustre de um grupo de turistas que passava pelo local.
O encontro, que vem se tornando frequente na fazenda que promove turismo ecológico, evidencia o local como refúgio em meio ao verde para os animais da região, após uma temporada de queimadas devastadoras para a fauna e flora do Pantanal em 2020, que não atingiu o local.
"As onças são animais soltos da natureza. Tem semanas que avistamos bastante, mas a gente não tem como garantir o avistamento", assume Roberta Coelho, filha dos proprietários da fazenda agroecológica, em entrevista a Nossa.
Com registro de um dos guias fotógrafos da propriedade, o perfil da fazenda ecológica fez uma publicação do encontro em seu perfil do Instagram.
Eles disseram que o evento aconteceu durante um passeio de trilha de uma vazante no domingo (13).
"O grupo estava sendo conduzido pela guia pantaneira Eliane. Neste caso ela entrou na trilha, foi até o final e na volta restando 70 metros para finalizar a trilha eis que a onça surge bem na frente deles", escreveram os administradores da conta na legenda do post.
Busca de alimentos
O período entre abril e junho é o melhor para avistar espécies na região da fazenda, já que o Pantanal vive seu período de vazante, em que o nível das águas desce e os animais começam a circular mais, como explicou Roberta a Nossa.
A fazenda fica nas proximidades do Rio Miranda, afluente do Rio Paraguai. Na cheia, as águas vão para as partes mais baixas da reserva da fazenda, retornando na vazante e formando poços no período de seca (de julho a setembro) onde ficam peixes.
"Os peixes ficam presos nessas poças das vazantes, [tornando-se] alimento de jacarés e de aves, que se tornam alimentos das onças", disse Roberta, acrescentando que as onças também costumam se alimentar de capivaras, jacarés e cervo-do-pantanal.
A trilha da onça
Com cerca de 14 onças adultas residentes nas áreas próximas da reserva da fazenda, a que foi avistada na trilha é um macho novo que vem sendo visto desde o ano passado.
Ao todo, o caminho possui cerca de 900 metros e recebe visitas frequentes de outra onça, chamada Mariposa, que mora nas imediações do local.
Tal trilha tem uma passarela que facilita o trânsito da onça entre a mata e a estrada, podendo ir para outras reservas caçar ou até mesmo procurar alimento nas lavouras de arroz da propriedade, que também cria gado.
Além dos passeios por essas trilhas, a fazenda possui uma pousada. Um dos principais objetivos de visitações na localidade é justamente realizar o desejo das pessoas de avistarem onças tão de perto.
Por isso, assim que ela foi avistada na passarela, a guia pantaneira Eliane Rocha, que carrega um rádio consigo, avisou outros guias para que demais grupos pudessem vê-la.
Tranquilidade
Mas apesar da ansiedade dos visitantes, alguns turistas ficaram um pouco apreensivos pelo encontro com o felino, segundo a publicação no Instagram.
A apreensão logo sumiu, quando a onça subiu a trilha, se deitou e permaneceu tranquila, deixando todos se sentindo mais seguros.
Após um certo período deitada, o animal se levantou e partiu mata adentro.
Mesmo com a onça sendo a principal atração, Roberta faz questão de exaltar o restante da fauna do bioma.
"O Pantanal tem outros animais magníficos como o tamanduá-bandeira, logo-guará, ariranha, lobinhos, anta, corujas e cervo-do-pantanal. Muitas dessas espécies estão ameaçadas de extinção. É logico que a onça é a atração principal, mas aqui também é um refúgio [para outras espécies]", destaca ela.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.