Lembrança de comida? Prato que melhor define o Pará? O que mais tem saudade quando passa muito tempo longe da sua terra natal? Para Gaby Amarantos, a resposta para todas estas perguntas é a mesma: açaí.
"Açaí no Pará a gente come puro, sem guaraná, doce, como no restante do Brasil", reforça a cantora, convidada da semana do programa "Brasil com Zeca", exibido por Nossa, no Canal UOL.
Adoro açaí de qualquer jeito, até com granola e todas aquelas coberturas que a gente vê por aí. Cada um coloca o que quiser no seu"
Também compositora, apresentadora e atriz, a paraense de carteirinha é uma exímia cozinheira. É dela, lembra o apresentador Zeca Carmargo, uma receita para lá de elogiada de pato no tucupi com arroz de jambu. A artista conversa com o anfitrião sobre os sabores únicos do Pará, tema do episódio da vez.
"A dois, vai bem uma pimentinha de tucupi, cumari e jambu, que tem afrodisíaco", comenta.
O jambu (só tem no Pará!) e a musicalidade peculiar também ganham protagonismo no bate-papo, realizado de forma remota. Antes, Zeca preparou um pirarucu com molho bechamel e banana-da-terra, receita do chef Saulo Jennings, do Casa do Saulo, de Santarém.
Ainda sobre o açaí, Gaby Amarantos recorda a infância e traz um tom afetuoso à entrevista.
"É o nosso alimento, e ponto. Tenho uma relação muito forte com este produto porque meus pais eram ribeirinhos e ganharam a vida fazendo. O açaí deu dignidade à minha família. Oportunidade", informa a artista, que é fã do também paraense jaloo e, para deixar bem claro, açaí com peixe frito. Porque é assim que se degusta a deliciosa polpa do fruto genuinamente brasileiro no Norte do Brasil.
Anota aí
Brasil com Zeca vai ao ar toda sexta-feira, às 19 horas, no Canal UOL e no YouTube de Nossa, onde você também pode maratonar todos os episódios. Também confira conteúdos extra nas redes sociais de Nossa: Instagram, Twitter, e Facebook.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.