Gim-tônica com umbu inova o drinque com um sabor do Nordeste, aprenda
De Nossa
25/06/2021 09h58
Euclides da Cunha classificou o umbuzeiro como "a árvore sagrada do sertão". Nativa da caatinga, a espécie dá origem ao umbu, frutinho pequeno e arredondado que é símbolo do Nordeste.
O gosto doce e azedinho ao mesmo tempo fica bem dentro do gim-tônica, drinque refrescante que ganhou holofotes pelo Brasil nos últimos cinco anos. A ideia de colocar o ingrediente no copo foi do bartender Leandro Santos, mais conhecido como Mussum Alive.
A mistura alcoólica, que leva na decoração uma fatia de laranja-baía e um ramo de alecrim, foi apresentada no novo quadro de Brasil com Zeca, série de Nossa apresentada por Zeca Camargo, que recebeu como convidada especial Elba Ramalho.
O gim-tônica com toque de Nordeste faz parceria com o Rubacão Inxirido. O prato criado pelo chef paraibano Cumpade João é um baião-de-dois reforçado com carne-seca, queijo de coalho e bacon.
Confira as receitas completas clicando nas imagens abaixo:
Drinque sem dosador
Os coquetéis geralmente são medidos em doses, com a ajuda de um dosador. Não tem em casa? Tudo bem.
Leandro defende que é possível usar um copinho de shot para medir o álcool. No caso, o gim. Já para o limão basta espremer um pouquinho da fruta em cima do copo.
Contar os mililitros é importante para obter um drinque profissional, mas em casa não há motivos para deixar de brindar apenas pela falta de um dosador.