Um dos maiores peixes de água doce do planeta, o pirarucu é nativo da Amazônia e promove benefícios para o ecossistema e comunidades que vivem da pesca. Seu nome vem de dois termos indígenas: pira, "peixe", e urucum, "vermelho", devido à cor de sua cauda.
É tanta brasilidade que somente outro produto tão nacional quanto ele para o deixá-lo ainda mais saboroso. Na edição da semana do Brasil com Zeca, Zeca Camargo ensina a fazer o pirarucu com banana-da-terra ao molho bechamel (ou branco) servido como carro-chefe na Casa do Saulo, comandada pelo chef Saulo Jennings, em Santarém, no Pará.
É o peixe típico da Amazônia, e por ser bem brasileiro não poderia deixar de levar banana-da-terra", explica Jennings.
Zeca foi até a região Norte explorar os sabores do Pará e encontrou o restaurante Casa do Saulo, famoso por mesclar diversidade, produtos únicos e uma herança familiar.
"Este é o primeiro prato do restaurante porque meu irmão e eu pescamos. Uma vez, ele trouxe um peixe bonito e me desafiou a cozinhar algo surpreendente. Toda casa de paraense tem castanha do Pará, então fiz um creme de castanha e, grata surpresa, surgiu o prato que chamamos 'Casa do Saulo'", conta o chef.
Pelo sabor inigualável, o pirarucu ganhou o paladar de todos os brasileiros e começa a ganhar o mundo.
"Sou entusiasta da comida brasileira por olhar membros da minha família cozinhando", diz Saulo Jennings. Por 16 anos, ele atuou na área de marketing de uma multinacional, até decidir largar tudo, construir uma casa na praia, tirar dois anos sabáticos e abrir uma escola de kitesurf.
Meus alunos diziam que eu cozinhava bem, então resolvi montar um restaurante na minha varanda. Nada projetado, aquela coisa de impacto, percebi que atingia o paladar das pessoas fazendo comida simples, de verdade, com sabor"
Em paralelo, o chef mantém três trabalhos sociais, um deles ligado à culinária, o "Cozinha de Tapajós", abrangendo toda a cadeia da gastronomia — de cozinheiros a nutricionista e médicos.
Anota aí
Brasil com Zeca vai ao ar toda sexta-feira, às 19 horas, no Canal UOL e no YouTube de Nossa, onde você também pode maratonar todos os episódios. Também confira conteúdos extra nas redes sociais de Nossa: Instagram, Twitter, e Facebook.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.