Mesa junina: inspire-se em 4 estilos diferentes para a festa em casa
Preguiça de fazer festa junina em casa? Vá de mesa junina, então. Mesmo que junho acabe, os fins de semana de frio pedem festejos como esse para não deixar a data passar em branco. Reunimos quatro mesas de estilos diferentes para inspirar a sua.
Não é difícil fazer uma: basta olhar ao redor e escolher itens que tenham a rusticidade das festas caipiras.
"Nada de sair comprando tudo. Um tecido colorido ou xadrez, juta, vidrinhos vazios, a própria espiga de milho e criatividade são os maiores aliados. O milho é o dono da festa. Pense em um cardápio que tenha comidinhas feitas com esse ingrediente", indica Diandra Ranielly.
Estilosa e floral
Vai um café da manhã reforçado em clima junino? À mesa de Diandra Ranielly (@mesasdadiandra), pães em formato de bandeirolas, milho cozido e uma fogueira feita de queijo e bolachinhas deram alto astral. Com simplicidade, pratos de cerâmica ao redor de um chapéu com flores se tornaram a atração principal.
Para decorar a mesa usei o tradicional xadrez, juta, dobradura de guardanapo, chapéu de palha e muito amor", conta.
Na playlist, o forró embalou as lembranças tempos em que ela e o marido viajavam em busca de festas juninas pelo estado.
Tons de verde e palha
Plantinhas, louça verde e objetos de palha: se você tem esses elementos em casa, reúna tudo e faça uma mesa como esta criada pela Tâmara Araújo (@tamara.araujo__).
Não precisamos de muito pra fazer bonito: cestas de palha, tábuas de madeira, plantas como cactos e suculentas trazem um ar rústico que vemos no interior do Nordeste", diz ela.
Além disso, Tâmara recomenda apostar nas comidinhas típicas como canjica, bolos, paçoca, e pé-de-moleque para completar os arredores.
Mesa clean
Que tal apostar na sua própria linguagem para traduzir a mesa junina? Fabiana Marques, do Rock and Home (@rock_and_home) saiu das cores tradicionais e seguiu tonalidades suaves, aliadas à madeira clara e à palha para criar uma mesa de café junina.
Sem carregar na paleta, ela incluiu itens que remetem ao tema — provando que é possível transformar o que a gente tem em casa, como o guardanapo de tecido em formato de bandeirola. À mesa, bolo de fubá, canudos com doce de leite e paçocas.
É um jeito gostoso de se divertir em casa e curtir a família, com vinho quente e quentão", conta.
Tradições em cena
Um arraiá para quatro pessoas e nada mais: era o que a meseira Ana Carla Laraia Risso (@poenamesadecor) tinha em mente ao criar essa composição.
As próprias comidas típicas fazem a diferença. Espigas de milho, bolo de milho e batata doce, arroz doce, canjica, paçoca, pipoca e pé-de-moleque não podem faltar", diz ela.
Sucos em garrafinhas de vidro ganharam chapéus de palha, a canjica entrou na festa com bandeirinhas, e na decoração, toalha xadrez e simples gravetos de madeira — que você pode encontrar na rua — dão o toque rústico característico das festas.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.