Com vista para o mar, casa em Trancoso celebra Iemanjá em decoração rústica
No alto da mata, com a vista eterna de um mar de águas quentes e no encontro com o Rio Prateaçu, este terreno na região da Praia do Espelho, em Trancoso, BA, era mais que privilegiado. Ao vislumbrar esse potencial há 15 anos, quando chegou ali, Joana Vieira (@joanavieira.br) não pensou muito para arrematá-lo.
Há seis anos ela decidiu que era hora de erguer uma morada ali — e com muito branco, azul e verde, homenageou Yemanjá para batizá-la (@casayemanja.espelho). "Ela é minha protetora, minha guia, sou filha de Iemanjá", conta.
Por essas portas de demolição as modelos Naomi Campbell e Kate Moss passaram certa vez entusiasmadas em noite de festa que rendeu histórias divertidas.
"Em determinado momento criamos instrumentos com latas, com o que tínhamos na casa", ri.
Mas é o respeito à natureza e ao entorno que a fazem brilhar.
Não cortamos nenhuma árvore, a casa está entre elas e os passarinhos vêm todos os dias".
Estrelas no mar e no céu
Estar perto do verde, ver o nascer e o pôr do sol do mirante na parte de cima ou acompanhar as estrelas apontarem no céu são atrações que dispensam o wi-fi, embora ele exista. "Chamo a sala de planetário, é lindo ver esse espetáculo que surge."
No décor, todo pensado pela moradora, os garimpos pulam à vista. Joana assina um espelho e a escultura de Iemanjá, além de um lustre de garrafas recicladas. Somam-se ali canoas indígenas, móveis adquiridos na beira da estrada, móveis de vime comprados na região e roupa de cama branca — uma tradição regional que une praticidade e frescor.
A escadaria, na lateral, é uma arquibancada para contemplar o vale. "Gosto muito de ler nesta casa e ver a natureza. Tomo banho vendo o mar", conta Joana, que a habita em fins de semana e a disponibiliza para temporadas. Desde 2006, quando trocou São Paulo pelo paraíso baiano de Trancoso, a artista se deslumbra com a paisagem tropical — irresistível sonhar com essa vida, não?
Dicas de Joana para dar alma à casa
- Conexão com a natureza. Pense sempre no entorno de onde você mora. "Precisamos integrar a casa com a paisagem, fazer uma coisa que seja bem respeitosa para ter um bom resultado."
- Orientação de sol e ventos. Joana contou com ajuda profissional para planejar a orientação nordeste da casa, que permite insolação o dia todo e brisa fresca dentro da sala no verão. "No inverno o vento sul passa por cima da casa. Por isso é preciso observar a implantação da casa."
- Histórias. "Gosto de casa com alma, então sempre tenho objetos que contam histórias. Não deixe sua casa ser feita por quem não conhece seus gostos e história, componha os ambientes com arte e coloque ali o que tenha uma ligação com sua essência."
- Garimpo. "Madeiras antigas, demolição e arte popular, como o quadro de onça, tornam esse lugar mais humano."
- Cores. "Amo azul, é minha cor preferida. Minhas casas sempre são muito coloridas, resolvi explorar as cores do mar nessa e parece mesmo o lar de Iemanjá. A dica é pensar na paleta ao planejar a casa."
- Rusticidade. "Amo esse ar rústico, que traz simplicidade. Parece casa de pescador. Casa sem forro permite a ventilação interna, por isso só nos quartos tenho forro - isso traz a sensação de acolhimento a eles."
@s que me inspiram
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.