Viajante e adora games? Veja os pontos turísticos que aparecem em jogos
Se você não consegue ficar sem uma mochila nas costas e um console na mão, os universos de turismo e games estão pouco distantes. Isso porque muitos jogos de sucesso retratam cidades reais, famosas e destinos obrigatórios para viajantes.
Com visuais cada vez mais realistas e possibilidade de resoluções 4K a 120 frames por segundo, os games conseguem transportar seus entusiastas para qualquer lugar do mundo — escape mais do que desejado em tempos de isolamento, pandemia e viagens controladas. Confira alguns títulos com representações fiéis de locais turísticos e históricos.
"Marvel's Spider-Man"
e Nova York (EUA)
Sonho de muitos viajantes, a Grande Maçã aparece fielmente retratada no game disponível para PlayStation 4 e PS5. O jogo comtempla toda a ilha de Manhattan, que está repleta de pontos turísticos bastante conhecidos.
Lançando teias pelos prédios da megalópole, o jogador poderá visitar a icônica Times Square, o Empire State Building, a ponte do Brooklyn e o Central Park, além de outros cenários fictícios que marcaram presença em inúmeros filmes da Marvel, como a Torre dos Vingadores e a Embaixada de Wakanda.
Série "Uncharted"
e diversos países
Em cada título da saga o protagonista visita um país diferente com paisagens urbanas e bucólicas.
No primeiro jogo da série, "Drake's Fortune", podemos caminhar na densa floresta amazônica enquanto buscamos o tesouro de El Dorado.
Em "Uncharted 2: Among Thieves", podemos conhecer as montanhas geladas do Tibete.
Um dos maiores desertos do mundo, o Rub 'Al Khali, é reproduzido em "Uncharted 3: Drake's Deception".
Já o quarto capítulo da série, "Uncharted 4: A Thief's End", mostra cenários exuberantes em Madagascar, Escócia e Itália.
"Assassin's Creed Unity"
e Paris (França)
Em uma viagem pela história, o enredo do game se passa na Paris do século 18, durante a Revolução Francesa. Esse é mais um exemplo de game que reproduz com detalhes pontos turísticos de um local real, recriando até construções que não existem nos tempos atuais, como a prisão da Bastilha, que hoje é uma praça.
A fidelidade reproduzida no game é tanta que, quando um incêndio destruiu parte da Catedral de Notre-Dame em 2019, foi cogitado o uso dos modelos 3D do título na reconstrução do edifício. Enquanto o ponto turístico não é restaurado ao estado original, que tal conhecê-lo digitalmente por meio dos videogames?
"Ghost of Tsushima"
e Ilha Tsushima
O jogo se passa em 1274, durante o período Kamakura, o primeiro regime militar feudal japonês. O enredo conta a história do samurai Jin Sakai, que luta contra a invasão Mongol na ilha japonesa de Tsushima.
Além de ressaltar a beleza natural do arquipélago que permanece até os dias de hoje, o jogo representou de forma detalhista a cultura da época com vestimentas, costumes e crenças.
Segundo a PlayStation, o game foi sucesso no Japão e foi responsável também pela popularização de Tsushima entre turistas. Lançado em 2020, "Ghost of Tsushima" animou uma campanha de financiamento coletivo para restaurar um templo xintoísta da ilha, arrecadando mais de US$ 200 mil.
"Watch Dogs 2"
e São Francisco
A cidade californiana foi o cenário escolhido para a história. Nela, o protagonista é um habilidoso hacker que foi acusado por um crime que não cometeu. Para provar sua inocência, o jogador deverá buscar respostas visitando diversos pontos históricos da cidade, como a ponte Golden Gate, AT&T Park, Píer 39 e o Ferry Building.
"Infamous: Second Son"
e Seattle
Neste game, não há uma versão superfiel da cidade, mas destaca diversos locais icônicos, como a Space Needle — famosa por ter uma vista incrível e um restaurante rotativo que fica a 184 metros de altura.
Outros pontos interessantes como o muro de chiclete de Post Alley, a Sonic Boom Records e a Elephant Car Wash também marcam presença no game.
"Far Cry 4"
e Nepal
Apesar do jogo se situar no país fictício de Kyrat, toda a ambientação é inspirada no Nepal e em outras localizações do Himalaia, com névoa densa nas montanhas, estradas sinuosas, animais selvagens e templos.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.